Responsáveis por alunos da escola relataram que os estudantes passam por diversos horários ociosos devido à ausência de professores para ministrar as matérias (Foto/Reprodução)
A falta de professores na Escola Municipal Uberaba voltou a ser alvo de reclamação por parte dos pais. Segundo denúncias, alunos do sétimo ano estariam sem aulas de Geografia, Português e Matemática. A Secretaria Municipal de Educação afirma já estar adotando as medidas necessárias para garantir a substituição dos profissionais.
Ao Jornal da Manhã, responsáveis por alunos da escola relataram que os estudantes passam por diversos horários ociosos devido à ausência de professores para ministrar as matérias. "Minha filha está com horários vagos porque não tem professores para dar as aulas. Aqueles que têm, faltam: pegam atestado. Está uma bagunça, os alunos fazem o que querem. Minha filha contou que na sexta-feira ficou com quatro aulas vagas porque não tinha professor para ministrá-las", relata uma mãe.
A denunciante apontou que a turma de sua filha está sem aulas de Matemática, Português e Geografia. "Ela nem sabe o nome certo do professor de Geografia, porque ele falta mais do que vai às aulas. A professora de Inglês também falta com frequência", comenta.
Outra mãe denunciou que seus filhos estão há dois meses sem professor de Geografia. Além disso, a professora de Matemática foi substituída pela quinta vez. "Uma professora pediu para os alunos anotarem no caderno um pedido para que os pais cobrassem a secretaria, porque eles não estão aguentando a demanda", relata.
Ela também contou que tentou denunciar a situação à Secretaria Municipal de Educação (Semed), mas alega ter sido tratada com falta de educação pela atendente. "Minha filha está prestes a fechar o terceiro bimestre e não tem nenhuma nota. Quando falei que queria formalizar a denúncia, a servidora desligou o telefone na minha cara", desabafa.
Essa situação já havia sido alvo de reclamação em março deste ano, quando o pai de uma aluna informou que as turmas do nono ano estavam sem professor de Matemática. Segundo ele, a turma de sua filha começou o ano sem o titular da disciplina, e a situação só foi resolvida em maio.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Semed em busca de um posicionamento. Em nota, a secretaria afirmou que os professores de Português e Matemática da turma em questão pediram afastamento por motivos de saúde na última semana de agosto.
"A Semed já está adotando as medidas necessárias para garantir a substituição dos profissionais. A professora de Inglês não possui registro de faltas, e o professor de Geografia já retornou às atividades após um afastamento pontual entre os dias 19 e 23 de agosto", conclui a nota.