A data lembra a instituição da Eucaristia, ocorrida na Quinta-feira Santa, mas comemorada no domingo após a celebração de Pentecostes
Na Paróquia São Geraldo Magela, no Alfredo Freire, acontecerá Missa Campal às 8h, seguida de procissão do Santíssimo Sacramento (Foto/Reprodução)
As paróquias da Arquidiocese de Uberaba divulgaram a programação para as celebrações eucarísticas, com procissões e tapetes confeccionados nas ruas para a comemoração do Corpus Christi.
O nome em latim significa Corpo de Cristo. É uma festa que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, ou Pentecostes, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
No Santuário Basílica de Nossa Senhora d’Abadia as celebrações acontecem às 7h, 9h30 e 16 horas. Na Catedral Metropolitana, Paróquia Santa Bárbara, Paróquia Santa Luzia, Paróquia Santa Teresinha e Paróquia São Benedito, as celebrações acontecem às 9 horas.
Na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Paróquia São Geraldo Majela, Paróquia Sagrada Família, Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores e Quase Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Mãe da Esperança, as celebrações estão marcadas para as 8 horas.
Já na Paróquia São Mateus, será às 16h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, às 16h30, e na Paróquia Santo Expedito, às 19h30.
Em praticamente todas as paróquias, as celebrações são seguidas de procissões com o Santíssimo Sacramento. Em várias delas, os paroquianos realizam ornamentação das vias por onde os fiéis seguiram acompanhando Jesus Eucarístico.
Para entender a variação do dia da festa de Corpus Christi é preciso voltar um pouco o calendário das festividades religiosas.
A Páscoa, que celebra a ressureição de Cristo, é realizada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, no hemisfério Norte, momento do equinócio de outono, na parte Sul do globo terrestre. A definição pela data da Páscoa é fruto de uma decisão da Igreja Católica, realizada durante o Concílio de Niceia, no ano de 325.
O equinócio é o fenômeno astronômico que ocorre no dia em que a incidência solar sobre a Terra é exatamente a mesma sobre os hemisférios Norte e Sul. Nessa ocasião, o dia e a noite contam com a mesma quantidade de horas. O equinócio acontece duas vezes ao ano, marcando o início das estações de outono, em março no Sul e em setembro no Norte, e da primavera, em março no Norte e em setembro no Sul.