Celebração voltou a ser única na Diocese e reuniu cerca de 10 mil fiéis no Ginásio Marista, na quinta-feira (Foto/Divulgação)
Quatro instituições assistenciais de Uberaba e diversas paróquias do Rio Grande do Sul foram beneficiadas com os donativos recolhidos durante a celebração de Corpus Christi, realizada no Ginásio Marista Diocesano, na quinta-feira (30). Depois de sete anos, a Arquidiocese promoveu a celebração única, reunindo aproximadamente 10 mil fiéis de todas as 34 paróquias do município.
A celebração contou com a participação dos 43 padres da Arquidiocese de Uberaba, diáconos, mais de 600 ministros da eucaristia, acólitos e coroinhas. Durante a celebração, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, a imagem da padroeira do município, Nossa Senhora da Abadia, entrou em um andor e foi saudada pelos fiéis.
“É uma celebração que nos lembra a Quinta-feira Santa, quando Jesus Cristo institui a eucaristia. E o dia de hoje é justamente para renovarmos o nosso compromisso, fazendo memória da presença do Cristo na eucaristia. Hoje, fizemos uma festa muito bonita, com a presença de tantos padres, diáconos, ministros da eucaristia, acólitos, coroinhas, dos nossos fiéis e tantas pessoas que participam e ajudam nas nossas celebrações”, destacou Dom Paulo.
Após a celebração, no ginásio Marista Diocesano, os fiéis católicos saíram em procissão pela praça Dom Eduardo. Da sacada da Cúria Metropolitana, o arcebispo de Uberaba abençoou solenemente todos os que participaram do evento.
Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica e sua criação remonta ao século XIII. Aqui, no Brasil, a data é celebrada com feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.