Alterações do trânsito, conforme o projeto de mobilidade urbana elaborado pelo arquiteto Jaime Lerner, foram apresentadas ontem ao prefeito em exercício Paulo Mesquita
Alterações do trânsito, conforme o projeto de mobilidade urbana elaborado pelo arquiteto Jaime Lerner, foram apresentadas ontem ao prefeito em exercício Paulo Mesquita (PR), durante reunião dos secretários Karim Abud Mauad (Planejamento) e Ricardo Sarmento (Trânsito e Transportes).
Entretanto, Paulo Mesquita pediu atenção da equipe em relação ao aumento de fluxo de veículos na cidade e ainda solicitou a análise do cruzamento das ruas Hildebrando Pontes e Alexandre Barbosa. Muitos motoristas ainda não se adaptaram às mudanças naquela avenida, que perdeu a preferencial no cruzamento com Hildebrando Pontes. A proposta apresentada por Ricardo Sarmento é fazer um recuo para dar maior visibilidade aos motoristas nos moldes do que foi feito em outros pontos da cidade onde foram abertas terceiras faixas a pedido do próprio Paulo Mesquita.
Karim Mauad aproveitou para apresentar o cronograma de pintura horizontal em andamento em dezenove vias de grande fluxo de trânsito contemplando os bairros Mercês, Fabrício, Santa Maria, São Benedito e Abadia. “Até o momento já foram realizadas mais de 250 intervenções, entre pequenas e grandes mudanças, como as de sentido das vias”, disse.
Segundo o diretor do Departamento de Operações da pasta, Claudinei Nunes, o trabalho acontece no período noturno exatamente para não atrapalhar o trânsito. “A nova pintura atende às exigências do Código de Trânsito Brasileiro”, explica.
Já para sinalizações regulamentares e indicativas, o projeto será executado pela Sinalização de Trânsito Industrial (Sitran), com dois contratos homologados no Porta-Voz. O primeiro, da ordem de R$137,2 mil, visa à sinalização vertical, fornecimento e instalação de placas indicativas. O segundo, cujo valor é de R$119,6 mil, será para a implantação e revitalização da sinalização horizontal por método de aspersão com maquinário próprio, utilizando tinta acrílica.
A reunião também contou com a participação do subsecretário de Trânsito, coronel Antônio de Souza Filho, e o superintendente de Planejamento de Trânsito e Transportes, Robinson do Amaral Camargo.