Orçado em cerca de R$ 5 milhões, o aparelho PET-Scan, que deverá entrar em funcionamento dentro de aproximadamente seis meses, é o terceiro aparelho que do interior de Minas e vai atender toda a região mais próxima a Uberaba. Os outros dois aparelhos estão em Passos e Montes Claros.
“O PET Scan é um aparelho que vai atender várias cidades porque é o único da região Oeste. Então pacientes de João Pinheiro, Pirapora vão ser atendidos. Cerca de 90 municípios vão ser atendidos por essa operação. O equipamento pode realizar até 20 exames por dia”, conta o Conselheiro do Hospital Hélio Angotti, Felipe Toledo, durante entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM.
O aparelho é utilizado para a realização de exames de imagem que auxilia no diagnóstico e tratamento de diversas doenças, especialmente o câncer. O PET Scan utiliza uma substância radioativa, que é injetada no paciente, permitindo a visualização de áreas com maior atividade metabólica no corpo. Com essa tecnologia avançada, o hospital poderá oferecer um melhor atendimento aos pacientes, possibilitando diagnóstico mais preciso e tratamento mais efetivo. É mais uma importante ferramenta no combate ao câncer, proporcionando esperança e cuidado para aqueles que necessitam de cuidados médicos especializados.
“É importante alertar que o exame a ser realizado neste aparelho deve ser só por orientação e a pedido médico. Ele é indicado a ser realizado em casos de câncer de pulmão e rins, por exemplo’, frisa Toledo.
A compra do aparelho já está autorizada pelo governo federal; os valores foram empenhados e licitação deverá ser aberta. A partir de emenda do ex-deputado Aelton Freitas, no valor de R$7 milhões, foi autorizada a compra do equipamento e de uma ressonância magnética para o Hospital Hélio Angotti, em Uberaba.