Inconsistência na rede elétrica na região dos bairros Recreio dos Bandeirantes e Parque das Laranjeiras, em Uberaba, tem causado transtornos a moradores. Em relatos ao Jornal da Manhã, alguns informam a ocorrência de diversos piques de energia que chegaram queimar eletrodomésticos em algumas residências da região nesta quinta-feira (24). Apesar dos transtornos, a Cemig informa que os piques de energia são necessários para evitar problemas maiores no fornecimento de energia.
Conforme relatado na coluna Alternativa, da jornalista Lídia Prata, bairros como Parque das Laranjeiras e Recreio dos Bandeirantes têm apresentado instabilidade durante o período noturno. Outros relatos apontam os mesmos problemas na região do Parque das Américas e até mesmo nas imediações da avenida Nenê Sabino e bairro Olinda, incluindo o Centro de Reservação 9.
Moradores da região relacionaram a instabilidade à construção da Subestação Uberaba 7, que irá atender diretamente a região sudoeste de Uberaba, incluindo a zona rural. No entanto, a companhia nega que as situações estejam relacionadas.
Ao Jornal da Manhã a empresa alega que, “embora os piques de energia causem incômodo, são imprescindíveis para evitar interrupção de maior duração e abrangência no fornecimento de energia”. Ainda, referente a instabilidade apresentada nesta quinta-feira (24), a Cemig afirma que um pássaro provocou curto-circuito na rede elétrica localizada no bairro Jardim Maracanã, levando ao rompimento de cabos e outros danos ao sistema elétrico, e interrompendo parcialmente o fornecimento de energia.
“Para reduzir o número de clientes atingidos pela ocorrência, o fornecimento de energia foi transferido para outros circuitos até a conclusão dos reparos. Durante as manobras de transferência do atendimento, tanto no início da ocorrência quanto no término, podem ocorrer piques de energia e oscilações no fornecimento”, afirma a companhia.