A Unidade de Pronto Atendimento do bairro São Benedito ficou designada como local de atendimento às pessoas que apresentarem sintomas da gripe A
A Unidade de Pronto Atendimento do bairro São Benedito ficou designada como local de atendimento às pessoas que apresentarem sintomas da gripe A, conhecida como gripe suína. A decisão aconteceu em reunião realizada entre o Comitê de enfrentamento ao vírus (H1N1), prefeito Anderson Adauto e Secretário Municipal de Saúde, Waldemar Hial.
A partir de hoje, 12 leitos, com profissionais especializados e equipamentos necessários ao monitoramento e recuperação dos pacientes com sintomas da nova gripe, estarão em pleno funcionamento. Mas o secretário esclarece: “aqui nós estaremos dando um suporte, em suspeita de gripe, deve-se ir à unidade básica de saúde mais próxima”, pontua.
Waldemar Hial ainda falou com exclusividade para a Rádio JM e declarou que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas. Ele ainda confirmou a morte de cinco pessoas com suspeita de gripe suína, mas nenhuma ainda com a apresentação do exame clínico.
Em visita ao UPA São Benedito na manhã de ontem, Waldemar garantiu que não há motivos para preocupação, pacientes com sintomas são isolados e medicados.
Desabafo. Uma paciente que está sendo monitorada, contou que o pai de sua filha está internado há cinco dias em estado de coma induzido. O ex-marido fez o exame para confirmação da gripe, mas os resultados ainda não chegaram. A filha do casal, que teve contato com ele, e já apresentou os sintomas, está sendo medicada com Tamiflu.
A mulher ainda ressalta que a demora no diagnóstico fez com que a descoberta tardia deixasse todos revoltados. Ela ainda diz que chegou a ficar cinco horas na espera por atendimento. Com máscara de proteção e preocupação nos olhos que ficam a mostra, ela desabafa: “não adianta ficar no calçadão distribuindo álcool em gel, estão muito calmos, é a vida de pessoas que está em jogo”.
Uberaba tem cinco óbitos registrados até agora, com suspeita de terem sido causados pelo vírus H1N1.