A proposta da biorrota é integrar empresas de biotecnologia animal e vegetal na intenção de atrair investidores
A cidade de Uberaba passará a contar com uma biorrota ainda no primeiro semestre deste ano. O projeto, considerado de negócio e turismo de negócio, aguarda ainda uma verba do governo federal para que o processo seja acelerado.
A proposta da biorrota é integrar empresas de biotecnologia animal e vegetal na intenção de atrair investidores internacionais para os projetos de biotecnologia desenvolvidos por elas. Segundo a diretora de projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Zulema Paixão, a BR-050 será o ponto inicial, servindo de vitrine para o projeto, pois é o local onde tem maior número de empresas desse segmento. No entanto, as que estão instaladas por toda a cidade também poderão fazer parte da biorrota.
Até o momento já estão cadastrados 83 pontos de visitação, identificados como de comercialização e de desenvolvimento de tecnologia. “O crescente número de pessoas de fora que têm interesse em conhecer esses projetos é grande e já existe uma experiência de roteiro realizado nas centrais genéticas”, comenta.
A Prefeitura Municipal está criando um rol de incentivos fiscais para as empresas que queiram se instalar na cidade e participar do projeto. Está programado para o mês de abril o primeiro evento da biorrota, que contará com uma rede de empresas de biotecnologia animal.