"Apenas um dos espécimes (flamboyant) acabou precisando de poda superior ao permitido de 30% da copa em função de comprometimento biomecânico", afirma a pasta (Foto/Divulgação)
Moradores do condomínio Flamboyant reclamaram de poda agressiva realizada em árvores na avenida Claricinda Alves Rezende. A queixa foi feita na tarde de terça-feira (30).
A Prefeitura Municipal de Uberaba disse que o trabalho foi comunicado e executado pelo Executivo e o trabalho foi feito dentro dos regramentos legais. “As podas dispensam autorização, mas precisam ser feitas por pessoal devidamente credenciado pela Secretaria do Meio Ambiente”.
A pasta afirma também que "apenas um dos espécimes (flamboyant) acabou precisando de poda superior ao permitido de 30% da copa em função de comprometimento biomecânico". Equipe técnica da Semam detectou um outro espécime (açoita-cavalo) com severo comprometimento biomecânico e fitossanitário e para este, foi emitida a autorização de supressão. A equipe da Semam que esteve no local pela manhã acompanhando algumas podas, reforçou orientações em especial aos moradores do condomínio próximo.
Houve também o esclarecimento de que para as espécies cuja arquitetura de copa requer um manejo particular, como o Flamboyant, a forma mais adequada de proceder ao manejo foi o realizado pela equipe da Sesurb”.