Cidade

Polícia Ambiental intensifica fiscalização na Piracema que vai até fevereiro

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 08/11/2023 às 16:34Atualizado em 09/11/2023 às 14:07
Compartilhar

Estrada e acessos a rios e lagos receberão fiscalização redobrada (Foto: Eric Bezerra-MPMG)

A Polícia Militar Ambiental está intensificando a fiscalização em áreas próximas a lagos, lagoas e rios no Defeso da Piracema, que começou no dia primeiro deste mês e termina em 28 de fevereiro do próximo ano. As regras de proteção dos recursos hídricos e preservação dos ecossistemas aquáticos na região do Triângulo Mineiro são definidas pela portaria 156 do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O Tenente Elvisson Naves, comandante da 5ª Companhia de Meio Ambiente, concedeu entrevista ao Jornal da Manhã e esclareceu alguns pontos. “No rio Tijuco, desde a nascente aqui em Uberaba até a foz no reservatório de São Simão, GO, fica proibida a pesca. No rio Prata, que tem a nascente no município de Veríssimo, da mesma forma. Também há outras restrições, como, por exemplo, em lagoas marginais onde não pode haver a pesca”, esclarece.

Sobre as distâncias, Naves explica que: “Deve-se manter a distância mínima de 500 metros desde a confluência ou desembocadura de rios, lagos, e também manter a distância de 1.500 metros de cachoeiras e corredeiras”.

Nesse período, apenas a pesca amadora é permitida. “A pesca subaquática, bem como de qualquer objeto perfurante, como arpão, fisga e arbalete, são proibidos e pode ser somente pesca desembarcada. Ou seja, pode pescar nas barrancas do rio”.

O rio Grande é a principal bacia hidrográfica da região e banha 393 municípios entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, conforme informações da Agência Regional de Proteção da Bacia do Rio Grande.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por