(Foto/Reprodução/PMMG)
Tendo em vista a vinda de milhares de turistas não só brasileiros como também estrangeiros a Uberaba durante a Expozebu, a Polícia Militar de Minas Gerais intensifica o policiamento na cidade e região. Em entrevista ao Pingo do J, da Rádio JM, o comandante da 5ª Região de Polícia Militar (RPM), em Uberaba, Coronel Rodrigo Wolf esclareceu que a missão da corporação é trazer segurança não só ao evento, mas também ampliar a proteção das propriedades rurais, garantindo mais tranquilidade ao homem do campo.
Coronel Wolf pontua, ainda, que o reforço na segurança começa antes do início oficial da feira. "Nós sempre estamos engajados em prol da atividade rural, nós inclusive tivemos uma ação essa semana em São Basílio e esses dias que antecedem à Expozebu, as ações serão intensificadas em prol do homem do campo", explicou.
Como parte desse trabalho, a PM tem realizado reuniões comunitárias para reforçar a segurança na zona rural. Além da comunidade de São Basílio, outro encontro recente aconteceu em Santa Rosa, onde foram debatidas medidas preventivas e reforçada a importância da comunicação rápida entre vizinhos e autoridades. Para o Comandante Wolf, o engajamento da população é fundamental para reduzir a criminalidade e fortalecer a proteção das propriedades.
“O papel da Patrulha Rural é ter essa aproximação com as comunidades do campo, no dia a dia. Inclusive, eles têm um grupo de protegidos da área rural que conversam entre si, bem como, atuamos em conjunto para poder ter essa relação de informação, numa via de mão dupla, melhorando proteção para todos”, ressalta o policial militar.
Além do patrulhamento, a segurança na zona rural conta com tecnologia avançada. O aplicativo "QApp" auxilia no monitoramento e combate ao crime, permitindo o mapeamento de estradas, georreferenciamento de comunidades e cadastro de propriedades. Essas ações integram o programa "PMMG 250 anos: Presença que protege o Campo", que fortalece a segurança no campo com tecnologia e proximidade com a comunidade.