Buscas sem sucesso por remédios em postos de saúde de Uberaba voltaram a provocar protestos de moradores da cidade. O motorista aposentado Arlindo Barsanulfo de Sousa ficou irritado ao solicitar remédios para a pressão arterial em posto médico do Leblon e não encontrá-los. “Preciso tomar o Captopril para baixar a pressão e fiquei sabendo, através da atendente, que, além de não ter este medicamento neste posto, ele também está em falta nas demais unidades de saúde da cidade”, disse. “Isso é um absurdo!”, reclama.
Arlindo afirmou que esta não é a primeira vez que verifica esta dificuldade para encontrar o medicamento receitado. “Não podemos ficar sem! Se eu não tomar este remédio, como farei? Ficar quieto e ter um ataque do coração para morrer em casa? A quem devo procurar? Ninguém quer saber do meu problema!”, desabafou.
Apesar da queixa do aposentado, a Prefeitura de Uberaba garante que não há falta deste medicamento na rede municipal de saúde. Assessoria de comunicação da PMU informa que o Captopril pode até não ter no posto médico do Leblon, mas tem nas farmácias da cidade, onde a população deveria sempre buscar os remédios, ao invés dos postos de saúde.
PMU informa também que há um programa chamado Hiperdia, para atender às pessoas hipertensas e com diabetes, com fornecimento, aos cadastrados, destes medicamentos e de orientações médicas. No momento, existem 25 mil pessoas cadastradas.
Reportagem do Jornal da Manhã procurou o secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, para falar sobre o assunto, mas ele não foi encontrado.