SAÚDE PÚBLICA

Pouco mais da metade das ligações para o SAMU ocasionam em atendimento

Levantamento relativo ao primeiro semestre deste ano aponta que apenas 55,72% das chamadas ao Samu resultaram em atendimento

Rafaella Massa
Publicado em 23/07/2024 às 10:22Atualizado em 24/07/2024 às 10:45
Compartilhar
Outro dado revelado é que praticamente a metade dos atendimentos, 49,20%, foram considerados sem gravidade (Foto/Reprodução)

Outro dado revelado é que praticamente a metade dos atendimentos, 49,20%, foram considerados sem gravidade (Foto/Reprodução)

O número de ligações para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Uberaba chegou a 18.668 no primeiro semestre deste ano. No entanto, segundo dados divulgados, apenas 55,72% das ligações resultaram em atendimento. O total de chamadas é pouco menos da metade do acumulado de 2023, ano em que foram realizados 37.552 acionamentos.

À Rádio JM, o médico responsável técnico do Samu, Luiz Fernando Corrêa, explica que muitas das ligações recebidas no atendimento não são pertinentes ao serviço prestado pelas equipes de emergências, o que justificaria a diferença entre a quantidade de ligações e atendimentos.

“Toda demanda que chega para a gente pelo número 192 passa por uma regulação médica. Não existe negativa de atendimento, o que existe é uma regulação médica. E se no caso o motivo pelo qual você ligou, no entendimento do regulador, for de que aquela não é uma situação de urgência e emergência, ele vai explicar a você por que aquela situação não se encaixa nos protocolos do Samu e já te orienta o caminho adequado. Tem pessoas que às vezes ligam para o Samu solicitando transporte para exames, consultas pré-agendadas”, esclarece.

De acordo com o relatório divulgado pelo Serviço, no primeiro semestre foram registradas 11.383 saídas de unidade, ou seja, deslocamentos das equipes para atendimento. Já o número de socorros prestados chega a 10.401. O mês com maior número de solicitações foi abril, com 3.505, seguido por maio (3.360) e junho (3.025).

O documento também informa que, no ano passado, os meses do segundo trimestre apresentaram número de acionamentos superior a três mil. No entanto, esses não foram os meses com mais chamadas. Em 2023, o mês com mais ligações foi março, com 3.428, seguido por setembro (3.283) e outubro (3.243).

Quanto ao total de atendimentos por código, o relatório indica que foram 10.401 casos. Desses, 49,20% foram classificados como verde (prioridade baixa), enquanto 41,68% foram classificados como amarelo e 6,13% como vermelho. Além disso, o documento mostra que 53,47% dos pacientes atendidos foram do sexo masculino, enquanto 46,28% foram do sexo feminino.

Os dados também revelam que as causas clínicas foram o motivo que mais gerou acionamentos no primeiro semestre, com 6.525 casos. Em seguida, vêm as causas traumáticas (2.705), causas psiquiátricas (614), causas pediátricas (383) e as obstétricas.

É válido citar que 1.082 saídas das ambulâncias não necessitaram de atendimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por