RESTAURADA

Praça Afonso Teixeira passa por recuperação feita pela população

Aluno do curso de formação política da escola mobilizou a comunidade para a remodelação da praça Afonso Teixeira, ao lado da Escola Castelo Branco

Rafaella Massa
Publicado em 29/04/2024 às 14:10Atualizado em 29/04/2024 às 19:11
Compartilhar

Ação feita por meio do projeto Renova BR, contou com participação de cerca de 80 a 100 pessoas da comunidade (Foto/Divulgação)

Liderado por Herval Kobayashi, a ação faz parte do “Dia de Renovar o Brasil” (Foto/Divulgação)

O local passou por limpeza, pintura, instalação de painéis do Geoparque, ornamentação dos canteiros (Foto/Divulgação)

Conforme relatos da vizinhança, a praça seria um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, conjuntamente com a Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castello Branco (Foto/Divulgação)

A praça Afonso Teixeira, no bairro Estados Unidos, ao lado da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, no bairro Estados Unidos, está de cara nova após passar por revitalização no sábado (27). A ação, feita por meio do projeto Renova BR, contou com a participação de cerca de 80 a 100 pessoas da comunidade. O local passou por limpeza, pintura e instalação de painéis com o tema Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes.

Liderado por Herval Kobayashi, a ação faz parte do “Dia de Renovar o Brasil”, organizado pela escola de formação política suprapartidária RenovaBR. “O Dia de Renovar o Brasil é um módulo dentro da escola RenovaBR. E nesse dia, todos os alunos, simultaneamente, realizaram ações por todo o Brasil”, explicou Kobayashi ao Jornal da Manhã.

O local passou por limpeza, pintura, instalação de painéis do Geoparque, ornamentação dos canteiros. Segundo Herval, o local foi escolhido devido ao valor sentimental e histórico referente à praça. “É um local público que tem relação sentimental com a minha vida e, também, tem relevância histórica”, relata.

Conforme relatos da vizinhança, a praça seria um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, conjuntamente com a Escola Castello Branco. No entanto, não há registro dessas informações. 

“Inclusive, equipes da Fundação Cultural em outros momentos foram até Brasília, procuraram esse registro dentro dos acervos do Oscar Niemeyer, mas não tem. Através dos estudos, me disseram o seguinte: que o projeto é dele, mas que ele ficou muito insatisfeito com as alterações que foram realizadas ao longo dos anos pelas reformas. Por exemplo, lá, nós temos três canteiros que hoje é de um paisagismo com a jardinagem bem simples. Mas um deles era um tanque com espelho d’água e peixes. Porém, isso foi retirado. Então, essas reformas que foram descaracterizando o projeto original parece que fizeram com que ele não reconhecesse o projeto como sendo de sua autoria”, conta Herval sobre a história do local.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por