CUIDADO

Prefeitura alerta para golpes no WhatsApp cobrando valores para o Banco de Alimentos

A função do banco é receber doações de alimentos que são considerados impróprios para a comercialização, mas ainda adequados para o consumo

Tito Teixeira
Publicado em 13/07/2023 às 16:48
Compartilhar

Alerta (Foto/Redes Sociais)

A Prefeitura de Uberaba divulgou um alerta nas redes sociais informando que o Banco de Alimentos não entra em contato por WhatsApp oferecendo doação de hortifrútis e também não solicita nenhum valor para efetuar a doação.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), foi enviada uma mensagem para uma instituição social que é beneficiada pelo Banco de Alimentos, na qual diziam que havia muitos produtos disponíveis para doação na Ceasa, mas era necessário levar uma caixa. O representante da instituição social informou que não possuía caixas e, nesse momento, o autor da mensagem disse que uma pessoa na Ceasa vendia caixas e informou o valor.

Alerta (Foto/Redes Sociais)

Nesse momento, a instituição percebeu que poderia se tratar de um golpe e bloqueou o contato.

Ao tomar conhecimento desse fato, o Banco de Alimentos decidiu informar aos seus parceiros que não envia mensagens oferecendo alimentos e que também não cobra pela entrega dos produtos.

O Banco de Alimentos de Uberaba começou suas operações em 2005, mas somente em 2014 foi aprovado um projeto que regularizou o funcionamento do órgão. A função do banco é receber doações de alimentos que são considerados impróprios para a comercialização, mas ainda adequados para o consumo. Esses alimentos são repassados a instituições filantrópicas que produzem e distribuem refeições gratuitamente para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

Dados divulgados pela Prefeitura de Uberaba mostram que, entre janeiro e junho deste ano, o Banco de Alimentos de Uberaba distribuiu 45 toneladas de hortifrútis e alimentos não perecíveis para atender às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Esse número representa um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram entregues 39 toneladas. O Banco de Alimentos faz parte do Programa Municipal de Segurança Alimentar “Tá na Mesa” e está vinculado à Seds.

Semanalmente, o Banco distribui alimentos para famílias participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. Mais de 70 instituições sociais também são beneficiadas pela unidade de segurança alimentar.

Os kits entregues são compostos por alimentos variados, de acordo com a sazonalidade. Os produtos mais comuns nos primeiros seis meses deste ano foram abobrinha, acelga, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, laranja, tangerina e mandioca.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por