As estações-tubo do sistema BRT/Vetor em Uberaba, são alvo de muita reclamação por parte de usuários, principalmente devido ao calor que faz dentro deles (Foto/Arquivo)
As estações-tubo do sistema BRT/Vetor em Uberaba, na avenida Leopoldino de Oliveira, são alvo de muita reclamação por parte de usuários, principalmente devido ao calor que faz dentro deles. Em entrevista à Rádio JM, no programa O Pingo do J, o secretário de Defesa Social, Roberto Benigno, afirmou que a pasta estuda melhorias e ampliação do sistema, mas que elas dependem de recursos provenientes do governo federal, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Segundo Benigno, diversos projetos estão incluídos no projeto. Um deles é a inclusão de dois novos terminais, corredor norte/sul, um de 5km, outro de 14km. Além destes novos terminais, no projeto está incluída a troca de tubo de todas as estações da área central. Contudo, para todas essas melhorias serem colocadas em prática, é preciso a aprovação do recurso pelo governo federal, via PAC. Benigno disse estar esperançoso de que o projeto será aprovado ainda este ano.
Quanto aos ares-condicionados, que têm sido a principal reclamação dos usuários do transporte público de Uberaba, a instalação e manutenção está em fase final de licitação, já tendo uma empresa vencedora para fazer o serviço.
Leia também: “Calorão insuportável”: usuária reclama de condições de espera por ônibus nas estações do BRT
Segundo o Secretário de Defesa Social, os ares-condicionados estão danificados devido ao vandalismo. E o sistema de câmeras presente dentro dos túneis disponibiliza as imagens somente para a empresa responsável, não para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). “Infelizmente, são vândalos que vão lá e danificam, quebram, roubam a fiação. A empresa tem um sistema de câmeras dentro do tubo, mas não é integrada com o nosso sistema. Então um dos nossos propósitos é isso, dentro do CICC, integrar o sistema de câmeras da empresa com o nosso sistema, para que a gente possa ter uma pronta resposta em tempo real contra estes vândalos”, enfatiza.
Bebedouros
Outra questão que vem gerando reclamação por parte dos usuários dos tubos BRT em Uberaba são os bebedouros. Segundo Roberto Benigno, houve a licitação para compra e instalação com uma empresa da Bahia. Contudo, esta empresa nunca esteve em Uberaba para executar o serviço.
O secretário diz que o Município tentou entrar em contato com a empresa, mas não houve resposta. Foi então aberto processo contra eles, mas é preciso aguardar para a fazer a contratação de uma nova empresa. Benigno ainda diz que alguns bebedouros chegaram a ser instalados pela Prefeitura em determinados tubos, mas estes não teriam a qualidade daqueles que seriam colocados pela empresa especializada.