Assinatura entre a Prefeitura de Uberaba e o Sebrae (Foto/Divulgação)
A Prefeitura de Uberaba assinou dois termos de convênio para 2023 com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) para a continuidade das ações do Cidade Empreendedora. O projeto objetiva desenvolver o turismo visando à chancela do Aspirante Geoparque Uberaba pela Unesco, assim como o aperfeiçoamento técnico das microempresas e das empresas de pequeno porte de vários segmentos, afim de transformar a economia do município, valorizando o ambiente de negócios, o empreendedorismo e a competitividade empresarial.
A assinatura aconteceu com a participação da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, do chefe de Gabinete, Caio Presotto, da diretora de Turismo, Feira e Eventos, Maria Aparecida Basílio, da diretora de Desenvolvimento Empresarial, Carolina Ribeiro Gonçalves e da psicóloga do Sine Uberaba, Patrícia Emmanuelle. E ainda presentes, o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Rodrigues de Brito e os analistas do Sebrae Minas Marcius Marques Mendes e Daiana Rodrigues.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, afirmou que o Sebrae é um grande parceiro. “Celebramos dois convênios: um no valor de 350 mil reais, relativo ao nosso plano de turismo e outro, de 317 mil reais, para as atividades da Sala Mineira do Empreendedor e Sine Municipal Uberaba, totalizando quase 700 mil reais em ações. Pontuo que se somarmos os outros projetos que são desenvolvidos durante o ano, como Circuito Rural, Festival Gastronômico, dentre outros, o valor investido passa de 1 milhão de reais. Parabéns a todos pela parceria com foco no desenvolvimento do turismo e do empreendedorismo que resulta em trabalho e renda aos munícipes!”, disse.
Segundo o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Rodrigues de Brito, Uberaba tem um ambiente favorável para os negócios que de fato atingem as pequenas empresas. “Todas as ações que o Sebrae desenvolve e se propôs a desenvolver em Uberaba foram muito bem acolhidas pela gestão da prefeita Elisa, que entendeu a importância de fortalecer a economia para fortalecer os pequenos negócios, a educação como base da formação dos jovens na educação empreendedora, com foco na cooperação, na educação financeira. Esses são alguns pontos que temos trabalhado de forma continuada”.
Entre as ações locais propostas no Cidade Empreendedora estão: a promoção do desenvolvimento econômico; a capacitação dos gestores públicos e lideranças; agenda de capacitação empresarial (cursos, oficinas, palestras e seminários) para os pequenos negócios; e ainda, por meio da Sala Mineira do Empreendedor, promoção da desburocratização e simplificação dos processos de registros e formalização de empresas.
Ao longo de 2023 já estão programadas as oficinas: Controles Financeiros; Gestão de Redes Sociais - Digital Biz; Planejamento em Marketing Digital; Como Controlar Gastos na Prestação de Serviços; Como Vender Mais e Melhor; Como Conquistar e Manter Clientes; Plano de Negócios; e Oficina Cadastro, Crédito e Cobrança.
Também neste ano, está prevista a realização do ‘Prepara Gastronomia’: Capacitação de 20 empresas e 1º Fórum Gastronômico do Triângulo Mineiro; Festival Gastronômico e Cultural; 1º Congresso de Empreendedorismo Feminino do Triângulo Mineiro; Evento "Ela nos Negócios"; Programa Integra Moda’: Lançamento da Loja Conceito, Trend Conection e Jornada de Capacitação.