Prefeitura já entregou errata do edital do concurso ao Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG). O documento foi protocolado no início da noite de quarta-feira
Prefeitura já entregou errata do edital do concurso ao Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG). O documento foi protocolado no início da noite de quarta-feira (9), para reanálise dos conselheiros. Na errata, a PMU anuncia a reabertura das inscrições e também prevê a isenção para candidatos de baixa renda.
Segundo o presidente da Comissão de Concurso, Romes Belchior, a Prefeitura acatou todas as recomendações do Tribunal e corrigiu todos os itens questionados no edital. Ele afirma estar confiante na liberação do concurso agora, mas prefere não iniciar o período de inscrições antes da decisão final do TCE-MG.
Se a tramitação do processo correr dentro do esperado no Tribunal, Romes explica que a reabertura das inscrições está prevista para o próximo mês por apenas 15 dias, pois 20 dias já foram concedidos anteriormente. As pessoas de baixa-renda inscritas no cadastro único do programa Bolsa Família terão prazo de cinco dias para requerer a isenção e os pedidos serão analisados em três dias. “Quem já tiver pago e se enquadrar nos critérios de isenção, vai ter o dinheiro ressarcido”, salienta.
A expectativa do presidente da comissão é marcar as provas para novembro, mas o cronograma depende do trâmite no TCE. Romes explica que a decisão estabelece prazo de cinco dias, contados a partir do protocolo, para a Diretoria de Análise de Autos reexaminar o edital corrigido e encaminhar ao Ministério Público, que terá o mesmo tempo para dar parecer e devolver o processo ao relator. Se tudo correr dentro do esperado, os conselheiros poderão decidir sobre o concurso da PMU no dia 22 de setembro.
Ipserv. Na sessão de ontem, o TCE analisou o edital corrigido do concurso do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Ipserv) e revogou a suspensão do certame, autorizando a marcação da data para aplicação das provas. O dia – pondera Romes – ainda não foi definido.
Enquanto isso, as inscrições seguem normalmente, com aproximadamente 90 candidatos já no primeiro balanço apresentado pela organizadora do concurso. O prazo termina no dia 9 de outubro. Os interessados em requerer a isenção devem fazê-lo até a próxima terça-feira (15). O resultado será divulgado no próximo dia 22.
O Ipserv tem oito vagas disponíveis para os cargos de agentes previdenciários, que exige 2º grau completo. Outras seis vagas são de analistas previdenciários, de nível superior.