Pessoas em situação de rua foram encaminhadas ao Centro Pop ou retornaram ao convívio familiar (Foto/Alfredo Neto/PMU)
Em busca ativa conjunta, servidores de diferentes secretarias da Prefeitura de Uberaba percorreram, nesta quinta-feira (28), pontos de concentração de pessoas em situação de rua. A equipe esteve em vias dos bairros Abadia, Boa Vista, Parque das Américas e Santa Marta, oferecendo os serviços disponibilizados pelo Município.
Integraram a ação servidores das Secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde e de Defesa Social. Das 12 pessoas abordadas, três foram encaminhadas para atendimento no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), enquanto um casal retornaria ao convívio familiar.
O Centro POP oferece atendimento psicossocial, espaço para higienização pessoal, inserção no CadÚnico, suporte para a regularização de documentos e encaminhamento para demais serviços. Além disso, a Prefeitura de Uberaba disponibiliza 211 vagas em organizações da Sociedade Civil (OSC) para o acolhimento institucional desse público.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Erika Martins, a ação conjunta seguirá com o intuito de sensibilizar mais pessoas a aceitarem o acolhimento. "O processo de saída das ruas é baseado na sensibilização e no respeito à decisão de cada indivíduo. É um trabalho que pode resultar no retorno ao convívio familiar, acolhimento institucional, atendimento em serviços municipais ou na volta à cidade de origem", destacou a secretária.
Quem identificar uma pessoa em situação de rua pode acionar o Serviço Especializado em Abordagem Social pelo (34) 99667-4451. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 6h à 0h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 23h. A Abordagem Social atua diariamente nas ruas, em forma de busca ativa ou atendendo aos chamados da população.