Médica Sônia Regina Silva, coordenadora do projeto, diz que o programa é um cuidado que se inicia na primeira infância, oferecendo orientações aos pais (Foto/Divulgação)
Prefeitura de Uberaba lançou a Caravana Carinho de Mãe, um programa itinerante que tem o objetivo de levar o acolhimento multiprofissional para crianças de 0 a 5 anos e às suas mães, no período de 2 de maio a 8 de junho.
A Caravana levará orientações em saúde com uma equipe multiprofissional, composta por médico, técnicos de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas, psicólogas e dentistas, que fará avaliações para mães e crianças.
Serão ofertadas orientações em saúde infantil e para a mulher, corte de cabelo, esmaltação e spa das mãos.
O projeto percorrerá os bairros Jardim Uberaba, Conjunto Uberaba 1, Santa Fé, Calcário, Marajó 1, São Basílio, Ponte Alta, Rio de Janeiro, da Baixa, Borgico e Santa Rosa.
A coordenadora da Caravana, a médica Sônia Regina Silva, destacou que esse programa é um cuidado que se inicia na primeira infância, oferecendo orientações aos pais, assistência e acompanhamento profissional contínuo.
“A nossa equipe estará em áreas mais críticas para identificar situações de risco, fazer a abordagem e orientar sobre a inserção na rede. Vamos mostrar os serviços que estão disponíveis e que muitas famílias desconhecem”, ressaltou.
Segundo ela, trata-se de um projeto pontual durante o mês de maio, quando se comemora o Dia das Mães (segundo domingo do mês), mas que em outubro poderá ser retomado. “É um mês em que se comemora o Dia da Criança. A partir daí, é uma decisão de governo sobre a sua continuidade, com um cronograma diferente”, disse Sônia Regina.
A prefeita Elisa Araújo (PSD) destacou que essa ação vai garantir o desenvolvimento adequado da criança nos primeiros anos de vida, tornando os adultos saudáveis e produtivos. Ela destacou ainda que a Caravana levará orientações em saúde com uma equipe multiprofissional, composta por médico, técnicos de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas, psicólogas e dentistas, que fará avaliações para mães e crianças.
“A saúde está em primeiro lugar e é nossa obrigação cuidar das nossas mães e das nossas crianças. Nós sabemos que, às vezes, quem cuida esquece de se cuidar. E, ao final do dia 8 de junho, vamos avaliar sobre a continuidade desse projeto. O meu desejo é que tenha continuidade”, frisou Elisa Araújo.