À medida em que o processo caminha, aumenta a expectativa da categoria, como expuseram alguns enfermeiros ao JM (Foto/Reprodução)
A Prefeitura de Uberaba confirmou ao Jornal da Manhã que o projeto de crédito adicional para viabilizar o repasse dos valores complementares do piso da enfermagem será encaminhado nesta sexta-feira (20) à Câmara Municipal. Depois, o texto deve tramitar no Legislativo e pode ser votado em cárater de urgência, mas ainda não há confirmação.
Apesar de a verba federal já estar disponível nos cofres públicos, nenhum estabelecimento de saúde de Uberaba recebeu o pagamento. Isso porque foi necessário, como explicou a secretária de Saúde Valdilene Rocha, elaborar o projeto de abertura de crédito adicional e adequação orçamentária para que o governo municipal possa formalizar aditivos nos contratos com as prestadoras. Mas isso só será feito após análise e votação dos vereadores, e ainda não há data para a pauta.
À medida em que o processo caminha, aumenta a expectativa da categoria, como expuseram alguns enfermeiros ao JM. Segundo uma das denunciantes, apesar de o recurso já ter sido liberado para as instituições de Uberaba, ainda não há qualquer menção de repasse aos trabalhadores, o que deixa no ar a condição de insatisfação.
A primeira remessa da verba federal foi encaminhada à Uberaba em agosto, mas o montante seria apenas para o Hospital da Criança, Fundação Gregório Baremblitt e Casa da Diálise. O recurso para as demais instituições foi liberado no fim de setembro, após revisão de dados junto ao Ministério da Saúde.