Até o momento, já foram recolhidos 16 equinos em Uberaba somente este ano
Cavalo sendo removido pelo Departamento de Posturas (Foto/Divulgação)
Até o final deste mês, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) vai dar início ao trabalho de visita aos carroceiros e de identificação dos cavalos usados nesse tipo de transporte, de tração animal, no Município. A previsão é do secretário da Pasta, Edno César da Silveira, que se reuniu para acertar detalhes sobre essa ação, nesta segunda-feira (3), com o secretário adjunto Vinícius Arcanjo da Silva, com o superintendente de Bem-Estar Animal, Alberto de Faria Pereira, e com a equipe da vereadora Alessandra Piagem, autora do requerimento que solicita providências do Executivo quanto a esse público.
A Secretaria de Defesa Social (SDS) já tem uma lista de carroceiros cadastrados, anteriormente, que serão os primeiros a serem visitados por equipe multiprofissional. Esse trabalho deverá envolver ainda a Semam, Desenvolvimento Social (Seds) e Saúde (SMS), por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias. Equipe da vereadora Piagem contará com uma médica veterinária para acompanhar essas visitas. Além da atualização dos dados cadastrais dos já inscritos, a intenção é identificar outras pessoas que trabalham com veículos de tração animal.
De acordo com Edno Silveira, o objetivo é identificar o responsável pelo equino e as condições sociais em que vivem essas famílias e de que maneira o Município pode desenvolver políticas públicas para atender suas necessidades. “Esse é um problema que vai além da saúde e bem-estar animal, é uma questão social. É o que chamamos de Saúde Única: humana, animal e ambiental”, disse.
Equipamento de chipagem de animais de grande porte em Uberaba (Foto/Divulgação PMU)
Os equinos serão examinados, cadastrados e chipados. "Já temos um leitor eletrônico e mais de 80 chips para serem implantados a princípio nos equinos e, posteriormente, em outros animais, como gado, muitas vezes apreendido vagando pelas ruas e recolhido no Horto Municipal", destacou.
Dados do Departamento de Posturas e Transportes Especializados da Secretaria de Defesa Social (SDS) dão conta que, em 2022, ocorreram 27 apreensões, quando cinco animais foram encaminhados para doação, pois ninguém se manifestou como proprietário. Em 2023, até o momento, 16 equinos foram recolhidos.
Segundo o titular da Semam, após animais serem recolhidos pela SDS, são levados para o pátio do Horto Municipal por equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb). Com essa nova ação, será possível identificar os responsáveis pelos animais soltos, colocando em risco a população e suas próprias vidas.