Os 74 biodigestores chegaram nesta semana e estão armazenados no Centro de Distribuição da Prefeitura de Uberaba
As compras totalizaram R$ 91.496,40 (Foto/PMU)
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), deve promover, ainda em março, a distribuição de biodigestores para famílias das comunidades de Santa Fé e São Basílio. Os equipamentos foram adquiridos mediante recursos de emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Zé Silva (Solidariedade).
Os 74 biodigestores chegaram nesta semana e estão armazenados no Centro de Distribuição da Prefeitura de Uberaba. Eles foram adquiridos junto às empresas vencedoras de licitação pública, sendo 56 pela Efizi Azu Comércio; e 18, pela Hydro Tech Brasil.
As compras totalizaram R$ 91.496,40, a maioria proveniente de emenda parlamentar e uma pequena contrapartida da Prefeitura de Uberaba.
De acordo com o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, os equipamentos receberão tarja de patrimônio público e, posteriormente, por meio de termo de cessão, serão repassados às associações de bairros de Santa Fé e São Basílio. Neste primeiro momento, informou o secretário, serão contempladas apenas famílias produtoras de hortifrutigranjeiros nas duas comunidades, sendo 37 em cada lugar.
A ideia com o biodigestor, salientou Agnaldo, é promover o tratamento de efluentes sanitários nas residências dos horticultores, eliminando as fossas tradicionais. “A medida visa questões de saúde e defesa do meio ambiente, além funcionar como ação social para quem não tem condições de comprar o equipamento.” Ele ressaltou que a meta é atender a 52 produtores agrícolas em São Basílio, e 67, em Santa Fé e, depois, estender para famílias de outras comunidades do meio rural.
É bom lembrar que tem direito ao biodigestor do Governo Federal apenas pequenos produtores que dispõem de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) - Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar.
A Secretaria do Agronegócio informa que outros 250 biodigestores foram solicitados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e espera os trâmites para a liberação.
O biodigestor é um recipiente cilíndrico, de polietileno de alta densidade (100% impermeável), acompanhado de kit composto por anel de vedação, tampão e registro de esfera soldável. Os equipamentos adquiridos pela Sagri têm capacidade entre 600 e 750 litros e garantia de cinco anos. A tubulação e caixa de passagem são de responsabilidade do produtor beneficiado.