EVENTO

Primavera dos Museus 2024 acontece no Memorial Chico Xavier

Publicado em 25/09/2024 às 19:02Atualizado em 25/09/2024 às 19:06
Compartilhar

O Memorial Chico Xavier (MCX) está participando da 18ª Primavera dos Museus. Essa é uma ação anual, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, escolhido pelo próprio Ibram. Este ano, o tema é “Museus, acessibilidade e inclusão”.

O evento começou na terça-feira (24), na semana que inicia a estação da Primavera, e vai até o dia 27, das 10h às 16h30. Uberaba tem na programação agendamento de grupos com foco nos recursos de acessibilidade do Memorial Chico Xavier, com visita mediada, ou seja, durante a visita, cada galeria será apresentada com ênfase nos recursos de acessibilidade disponíveis.

Nessa semana acontece, diariamente, o lançamento “Audioguia”, que é mais uma iniciativa do Projeto de Requalificação do Memorial Chico Xavier, realizado pela Expomus, Prefeitura de Uberaba e Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O objetivo é a ampliação da acessibilidade do conteúdo e a orientação para pessoas com deficiência. “A Primavera dos Museus será uma excelente oportunidade para apresentar e divulgar todos os recursos de acessibilidade disponíveis no Memorial”, enfatizou o diretor do MCX, Carlos Vitor Silveira.

A exposição oferece diversas opções, como audioguia, videolibras, legendas em LSE, cadernos de textos em fonte ampliada e braile, além de mapas e adaptações táteis de instalações e conteúdos. O edifício também conta com elevador, rampas de acesso e piso tátil, garantindo uma experiência inclusiva para todos. “O tema Museus, acessibilidade e inclusão é a inspiração para a realização das atividades da 18ª Primavera dos Museus. Durante essa edição do evento teremos a oportunidade de expandir nossos olhares, pensar e refletir sobre como aprimorar a acessibilidade e a inclusão nos espaços museais”, destacou a museóloga da FCU, Kátia Maise.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por