Segundo produtora da comunidade, ontem pela manhã equipe da Cemig estava na localidade para a realização de reparos (Foto/Arquivo)
Até o início da manhã desse sábado (19), produtores da comunidade de São Basílio, bairro rural de Uberaba, estavam sem o restabelecimento da energia elétrica. Segundo relato de moradores, a última interrupção no fornecimento ocorreu na sexta-feira (18), por volta das 15 horas.
A produtora rural Magali Maria de Lima informou que, durante a semana, foram frequentes as interrupções. Ela ressaltou que, devido ao crescimento da demanda, é necessário que a concessionária de energia elétrica realize investimentos na rede, que é antiga.
“Durante todo o ano sofremos com esses picos de energia. Fica sempre instável. A Cemig vem, faz alguns pequenos reparos, mas não resolve o problema”, lamentou.
Ela até informou que uma equipe da Cemig já estava na comunidade de São Basílio, na manhã de ontem, para a realização de reparos. Porém, ela reforça a necessidade de investimentos para modernização da rede.
Outros moradores também procuraram o Grupo JM, para se queixarem da constante interrupção no fornecimento de energia elétrica, ocasionando a queima de eletrodomésticos. Informaram que, recentemente, a energia tem demorado muito para voltar, chegando a ficar mais de um dia sem energia, o que também vem gerando prejuízos, especialmente para o comércio local.
A exemplo da reclamação da produtora Magali de Lima, outro morador relatou que a energia foi instalada no local há mais de 30 anos e, desde então, é mantido o mesmo sistema. Como a comunidade cresceu, este sistema, segundo o morador, não é mais suficiente para atender a região. “Essa energia que foi instalada há mais de 30 anos não está conseguindo suprir tudo o que precisa e a Cemig nunca fez nenhuma mudança. É isso que a gente está correndo atrás, pra ver se a gente consegue melhorar a energia que a Cemig manda para lá”, explica.
Questionada pela reportagem, a Cemig informou, em nota, que “o fornecimento de energia está normal para a comunidade de São Basílio neste momento. Houve ocorrência na rede elétrica que atende a região na noite de quarta-feira (16) e foi atendida na quinta-feira (17). Da mesma forma, a de sexta-feira foi atendida nesse sábado. A causa está relacionada às recentes chuvas, acompanhadas de rajadas de vento de grande intensidade e descargas atmosféricas, que resultam em falta de energia ocasionada por queda de árvores sobre a rede elétrica, cabos partidos e postes danificados”.
A Cemig também informou que vem realizando amplo plano de investimentos, o maior de sua história, que destina recursos da ordem de R$50 bilhões entre 2019 e 2028 em novas subestações, equipamentos, linhas, redes e tecnologia. Segundo a assessoria da Cemig, a comunidade de São Basílio foi beneficiada recentemente com a troca de equipamentos da rede elétrica por outros com mais capacidade de fornecimento de energia, favorecendo os atuais e novos clientes. A rede elétrica da comunidade já utiliza o padrão moderno de rede protegida, que apresenta tolerância a eventos climáticos como toques temporários de galhos e vegetação.