Com a aproximação das festas de fim de ano, muitos consumidores já começam a se preocupar com a compra dos tradicionais produtos natalinos. Típicos dessa época, os itens de Natal já estão sendo comercializados nos supermercados e nas lojas especializadas de Uberaba. Para quem deseja garantir uma ceia farta, é importante entender as tendências de consumo, a variação de preços e as alternativas caseiras, que têm ganhado cada vez mais espaço.
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Os supermercados de Uberaba, por exemplo, já começaram a ajustar os preços para o fim de ano, com promoções e descontos para atrair os consumidores e atender à demanda crescente de produtos sazonais. De acordo com Matusalem Alves, proprietário da rede de supermercados Zebu Carnes, o varejo local já mostra um pequeno crescimento nas vendas. Mas a grande expectativa é que, a partir da segunda quinzena de dezembro, as compras de Natal e Ano Novo aumentem consideravelmente.
“A gente já vê um pequeno aquecimento no mercado por conta das festas de confraternização das empresas. Mas esse comportamento de aumento de compra dos produtos natalinos, até mesmo da carne, muda mais a partir do dia 15 de dezembro, quando as pessoas começam de fato a se preparar para o Natal e para o Réveillon,” ele explica.
Ainda segundo o empresário, nesse momento inicial, as compras continuam concentradas nos produtos essenciais. “Por hora, o consumo está normal, ainda se concentrando nos itens do dia a dia. Mas os supermercados já estão preparados e abastecidos para essa demanda por causa das festas de fim de ano,” destaca Matusalem.
A tendência é que o aumento nas vendas, que inclui alimentos, bebidas e itens de decoração, seja significativo. No caso dos panetones e chocotones, os preços variam entre R$ 6,50 e R$ 50,00, dependendo do tamanho, sabor e marca. Para produtos das grandes marcas ou com embalagens especiais, o valor pode variar de R$ 50,00 a R$ 300,00.
Conversamos com a presidente da Assuper (Associação de Supermercados do Triângulo Mineiro), Juliane Foscarini, que compartilhou sua visão sobre o mercado natalino deste ano. Segundo ela, a expectativa é que haja um crescimento de 3% a 5% nas vendas de produtos em geral e, com relação aos itens natalinos, o aumento previsto é de 5% a 8%, se comparado ao ano anterior.
“Os números são reflexo do esforço em inovar constantemente em sabores e embalagens personalizadas todos os anos. Estamos, cada vez mais, buscando novidades para nossas padarias, principalmente, confeitando o panetone convencional para atrair a clientela", conta.
Ao programa Pingo do J, na Rádio JM, Juliane menciona que o valor dos insumos para produção cresceu 3% e o de fabricação também sofreu aumento. Esses reajustes são repassados ao consumidor final, mas, ao mesmo tempo, as fábricas têm ampliado a produção para trazer mais ofertas que serão lançadas nas gôndolas.
“As indústrias costumam oferecer as mercadorias mais baratas em novembro. Já no mês de dezembro, os preços tendem a aumentar muito. Então, o ideal é não deixar para última hora. Quanto antes as compras puderem ser feitas, melhor”, explica a especialista.
Juliane ainda destaca que, para o Natal, os consumidores costumam preferir alimentos práticos e tradicionais como castanhas, frutas, pães, chocolates, bebidas, farofas incrementadas e aves. Com relação aos panetones e chocotones, as indústrias se atentam à realidade financeira e de mercado, repensando no preço para não assustar o consumidor. “Por isso, o aumento da venda do produto caseiro não atinge a venda dos industrializados”, esclarece.
Alternativas artesanais
Nos últimos anos, uma tendência crescente tem se destacado: os produtos caseiros, especialmente os feitos em datas comemorativas, como o Natal. Pequenos produtores locais estão apostando em opções diferenciadas, com sabores exclusivos e um toque pessoal, fazendo sucesso em várias cidades, inclusive em Uberaba.
Paula Abrahão, dona de uma torteria há 4 anos, conta que nessa época do ano há um grande aumento na demanda pelos produtos artesanais. "Crescem os pedidos de panetones, chocotones e até tortas para as confraternizações de fim de ano”, revela.
A empresária também comenta que para quem busca algo mais personalizado, essa alternativa tem se mostrado uma excelente escolha para presentear. "Uma empresa já fechou com a gente um total de 150 chocotones para dar aos funcionários. Por isso que, esse ano, temos opções menores como o pão de mel decorado, o mini chocotone e o chocotone no pote, que são ótimas e inovadoras opções de presente”, finaliza.
Independentemente das preferências alimentícias ou decorativas, o planejamento das compras será a chave para garantir que tudo esteja pronto para as celebrações de fim de ano.