Dois professores da região do Triângulo Mineiro foram premiados após a publicação de um artigo científico da área de Engenharia Mecânica. Fabian Molina é docente da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), enquanto Rogério Gonçalves é docente na UFU (Universidade Federal de Uberlândia). A dupla trabalhou com o professor italiano Marco Ceccarelli, da Universitá di Roma - Tor Vergata.
O trabalho leva o título “Kinematic Reliability of Manipulators Subjected to Clearances Using an Interval Approach” - ou Confiabilidade Cinemática de Manipuladores Sujeitos a Folgas Usando uma Abordagem Intervalar, em tradução literal. O grupo concorreu e ganhou a modalidade Melhor Trabalho de Pesquisa, na Conferência 6th IFToMM Symposium on Mechanism Design for Robotics, realizada em Timişoara, Romênia, em junho deste ano.
Conforme explica o professor, o estudo apresentou uma abordagem teórica inovadora que analisa falhas em mecanismos usados em braços robóticos. A premissa é que a abordagem possa ser utilizada no projeto mecânico de máquinas e ferramentas de alta confiabilidade, com potencial de uso em aplicações médicas e agrícolas. “O que nós fizemos foi analisar as falhas que podem ocorrer nesses braços robóticos”, explica.
O professor conta que, primeiramente, foram desenvolvidos os fundamentos teóricos relacionados à Teoria dos Mecanismos, entre janeiro e maio deste ano. “Baseados na teoria, desenvolvemos simulações computacionais na universidade para avaliar os resultados. Com base nos resultados parciais, os professores Rogério e Marco sugeriram algumas correções também, e apontaram alguns alguns aprimoramentos na técnica”, relata.
Mas, para além da parte teórica, o professor tem expectativas de que os resultados encontrados no artigo sejam colocados em prática, tanto na agricultura, setor predominante no Triângulo Mineiro, quanto na medicina. “Nós realizamos um trabalho em cooperação, em parceria também com o Centro de Excelência Internacional, que nos levaram num resultado relevante, do ponto de vista teórico. Mas como eu contei também com uma perspectiva para aplicações práticas, ademais, aplicações também muito interessantes para a nossa área, especialmente para Uberaba, que nós temos o Hospital de Clínicas e temos um Polo Agrícola muito vibrante, muito pujante. O objetivo é, no futuro, dar continuidade, desenvolver trabalhos práticos nessas duas áreas, para que essa tecnologia possa ter um impacto na nossa região”, finaliza