Juliana Reis Machado é idealizadora e coordenadora do Centro de Pesquisas em Rim (CePRim) na UFTM (Foto/Divulgação)
Primeira mulher docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) será diplomada na Academia Brasileira de Ciências (ABC). A professora Juliana Reis Machado entra para a história da entidade ao se tornar membro afiliado da ABC.
Juliana Reis é doutora em Patologia Básica e Experimental, com experiência em nefropatologia, obtida durante seu pós-doutorado na UFTM. Ela atua como professora adjunta na disciplina de Patologia Geral da UFTM, é orientadora nos programas de pós-graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG) e no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFTM.
A professora será diplomada durante o Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências – Regional Minas Gerais e Centro-Oeste 2023-2027, em Belo Horizonte, evento marcado para esta quarta-feira (13), às 14 horas.
No evento, cinco novos membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências apresentarão suas pesquisas, pelas quais foram eleitos, e receberão seus diplomas. São professores e pesquisadores universitários dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Eles foram eleitos no final de 2022, empossados automaticamente em 1º de janeiro de 2023 e cumprirão o mandato entre os anos de 2023 e 2027.
Juliana é a idealizadora e coordenadora do Centro de Pesquisas em Rim (CePRim) na UFTM, coordenando pesquisas que envolvem técnicas morfológicas, morfométricas, ultraestruturais, imuno-histoquímicas, imunológicas e moleculares. Sua dedicação à pesquisa se concentra na área da Saúde, com ênfase em doenças renais e infecciosas, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e cuidados médicos nessas áreas críticas da medicina.
“Para mim, a indicação e aprovação do meu nome demonstra o reconhecimento do meu trabalho desenvolvido durante os últimos anos na Universidade. Apesar dessa nominação ser individual, vale lembrar que o trabalho de pesquisador é coletivo, assim dedico esse prêmio/reconhecimento aos meus professores, orientadores, colegas docentes e pesquisadores de diversas instituições de pesquisa e ensino; com certeza, uns mereciam tanto quanto eu essa premiação. Acho importante também dedicar esse reconhecimento a todos os alunos de graduação, IC, mestrado, doutorado, pós-doutorado e corpo técnico da UFTM que fazem as coisas acontecerem no dia a dia”, disse a professora.
Além de Juliana, serão diplomados Eugenio Damaceno Hottz (Ciências Biomédicas, UFJF), Jamal Rafique Khan (Ciências Químicas, UFMS), Manuel Houmard (Ciências da Engenharia, UFMG) e Sérgio Henrique Godinho Silva (Ciências Agrárias, UFLA).