Apresentação será feita neste sábado (3)
Professora Cedna Maria Silva Lellis apresentou ontem o trabalho durante seminário on-line que tem como participantes, além do Brasil, Portugal e Cabo Verde (Foto/Divulgação)
A professora Uberabense Cedna Maria Silva Lellis teve trabalho científico aprovado em um seminário luso-brasileiro. São participantes também, além do Brasil, Portugal e Cabo Verde. O trabalho teve o título “Inclusão de alunos com Síndrome de Cornélia de Lange (CdLS) no contexto social e escolar".
Reportagem do Jornal da Manhã falou com a professora, que tem a apresentação sobre o estudo marcada para este sábado (3). O seminário teve início na quinta-feira (1º). O estudo foi realizado na Escola Municipal Uberaba, sob direção de Ana Silvia Cury Abbade Mendes.
O estudo começou quando Cedna observou um aluno com características físicas singulares e ela começou o estudo. “Chegou uma criança com as características da Síndrome de Cornélia de Lange e comecei estudar. Esse estudo é importante porque estão chegando casos de doenças raras nas escolas, o número é grande”, aponta.
Trabalhos assim são importantes, na visão de Cedna, pois possibilitam que educadores saibam maneiras eficientes de como educá-los. “Os estudos são importantes porque traz para dentro da escola como deve ser trabalhada a parte pedagógica com essas crianças”, estima.
Cedna leciona na Escola Municipal Uberaba e fez questão de agradecer o apoio da direção da unidade, por propiciar o apoio necessário para realização de trabalhos assim. “É importante frisar também a preocupação da direção com a causa da inclusão, trabalhar os professores para conhecer melhor o aluno e potencializar o pedagógico para essas crianças”, reforça.
A CdLS é um síndome genética caracterizada pela deficiência intelectual, traços da face diferenciada, anomalia dos membros superiores, retardo de crescimento pré-natal e pós-natal. A mutação é causada em genes que têm a função estrutural ou reguladora no complexo de coesão.