PATRIMÔNIO

Programação da Jornada do Patrimônio Cultural de MG começa nesta segunda

Publicado em 30/08/2023 às 18:23
Compartilhar

A 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – Edição 2023, intitulada “Caminhos Gerais: Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”, terá início nesta segunda-feira (4), às 19h, no Museu de Arte Sacra (MAS) – Igreja Santa Rita.

Além de uma apresentação com o músico e violinista Markus de Sá, a abertura da semana das atividades será com o historiador Gustavo Vaz Silva, abordando o tema “A importância da Jornada para com o município e as políticas de preservação do patrimônio cultural”.

Em seguida, o tema abordado será o “Projeto Viva Centro – Caminhos do Futuro - Culminância e experiências na trajetória de preservação, difusão do patrimônio cultural uberabense”, que contará com dois palestrantes: Luiz Mário Molinar Neto, presidente do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), e o historiador José Resende Filho, superintendente do Arquivo Público de Uberaba (APU).

Após o feriado de 7 de Setembro, a semana continuará com ações de Educação para o Patrimônio Cultural com públicos locais, de 11 a 14 de setembro, voltadas para escolas públicas e privadas, formação de professores (Casa do Educador ou módulo escolar), servidores municipais, grupos, ONGs, Organização Sociedade Civil (OSC), e associações locais. 

No dia 14 de setembro, quinta-feira, acontecerá o encerramento da semana, no Museu de Arte Decorativa de Uberaba (MADA), às 19h, com uma mesa-redonda sob o tema “Caminho do Patrimônio Cultural e sua Preservação”.

O objetivo é proporcionar um debate e traçar metas de gestão com a comunidade, referente ao patrimônio cultural uberabense, visando às transformações e ao surgimento de novos desafios que interpelam os agentes de preservação, na condução de políticas de patrimônio cultural, no âmbito municipal. A moderadora será a arquiteta Maria Thereza Oliveira Santos, chefe do Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques”.

Na composição da mesa estarão representantes do Ministério Público, do Curso de História da Universidade do Triângulo Mineiro (UFTM), do Curso de Arquitetura da Universidade de Uberaba (Uniube), do Geoparque Uberaba e do Plano Diretor. O público-alvo são associações, ONGs, institutos, universidades e faculdades, terceiro setor, pontos de cultura, entidades, agentes públicos e agentes culturais.

Fazem parte da comissão organizadora da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que acontece bienalmente, os historiadores especializados Gustavo Vaz Silva e Luciana Maluf Vilela, as arquitetas especializadas Maria Thereza Oliveira Santos e Daniela Velludo de Souza, o professor Carlos Marcos Perez Andrade, a jornalista Karinne Miguel, e os estagiários de arquitetura e urbanismo, e de história, Sophia Mariá Durão Juliani, Raira Nayane Santos de Oliveira, Bruno César de Abreu, Iris Freitas Rodrigues, e a ex-estagiária Noevellim Noely Gonçalves de Assunção.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por