Até o dia 11 de dezembro choveu somente 54,6 milímetros em Uberaba (Foto/Banco de Imagens)
Em novembro, segundo informação do boletim de Precipitação Meteorológica da Secretaria do Agronegócio (Sagri), choveu 41,89% a menos do que a média histórica do período.
Desde a terça-feira, 12, o boletim está à disposição da população no site da Prefeitura de Uberaba, página da Sagri.
No mês passado, apontou ele, choveu 118,20 milímetros no Município. O total representa apenas 58,11% da média histórica verificada em novembro na região, que é de 203,40 milímetros. O que demonstra que em Uberaba as chuvas no período foram quase 42% a menos do que a média histórica.
Das 27 estações monitoradas pela Secretaria do Agronegócio, apenas uma, na região de Itiguapira, superou a média com 205 milímetros. As demais ficaram todas abaixo, sendo que o menor índice de precipitação foi registrado na região Santa Gertrudes, divisa com Veríssimo. Lá choveu apenas 74 milímetros em novembro.
Para o próximo trimestre, segundo o chefe da Seção de Desenvolvimento Rural da Sagri, professor Matheus Alves, são esperados 838,60 milímetros de precipitações no município. A expectativa, relatou, é de que em dezembro chova 282,20 milímetros, em janeiro – 328,20 e em fevereiro – 228,20 milímetros.
Até o dia 11 de dezembro, contou ele, choveu somente 54,6 milímetros, o que representa apenas 19,34% dos 282,20 previstos para o período.
O geógrafo da Sagri ressaltou que as chuvas do momento apresentam características típicas de influência do fenômeno El Niño. As previsões meteorológicas para o período, afirmou Matheus, também incluem ondas fortíssimas de calor e tempestades.
O Projeto de Precipitação Meteorológica da Sagri tem parceria com as usinas Uberaba, Vale do Tijuco e Delta Sucroenergia.