A apresentação teve como intuito informar a prefeitura sobre aspectos importantes desta zoonose em Uberaba (Foto/Divulgação/PMU)
Nesta quinta-feira (06), a Prefeitura de Uberaba recebeu o médico veterinário Bruno Balduíno Berber Freitas para a apresentação de uma pesquisa sobre esporotricose. Na ocasião, o Bruno apresentou o projeto de doutorado que está desenvolvendo na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), intitulado "Estudo Epidemiológico da Esporotricose em Gatos Domésticos no Município de Uberaba–MG". A agenda foi realizada na Secretaria de Meio Ambiente, no Centro Administrativo.
A esporotricose é uma doença caracterizada por lesões na pele causada pelo fungo do gênero Sporothrix, podendo ser de origem ambiental (sapronótica) ou de origem animal (zoonótica – Sporothrix brasiliensis). Na transmissão zoonótica, o principal reservatório e fonte de infecção para o homem e para outros animais é o gato doméstico (Felis catus).
A apresentação teve como intuito informar a prefeitura sobre aspectos importantes desta zoonose em Uberaba. Desta forma, a pesquisa irá gerar um maior entendimento da esporotricose no município, possibilitando que a gestão municipal desenvolva políticas públicas de prevenção e controle mais assertivas.
Durante a apresentação, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Edno da Silveira, e o adjunto, Vinicius da Silva. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi representada pelo diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, o chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Eduardo dos Santos, e o chefe da Seção de Controle de Animais de Pequeno Porte, Breno de Oliveira. Também participou da apresentação a cuidadora independente Cristiane Matoso. E ainda o superintendênte do Bem Estar Animal, Rafael de Carvalho Oliveira e a médica veterinária Lara Rocha Batista.