O Projeto 'Nós por Elas' chega à sua quarta edição e arrecada itens de higiene para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social em Uberaba. Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Anna Maia, desde 2021, já foram arrecadadas mais de oito toneladas de produtos.
Em entrevista à Rádio JM, Maia explicou que com as doações são montados kits, que posteriormente são enviados para os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e instituições de acolhimento. "Estamos pedindo shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, hidratante, creme dental, escova de dentes e itens básicos de higiene para que possamos montar kits e fazer a distribuição para pessoas em vulnerabilidade", afirmou.
O repasse dos itens é de responsabilidade dos Cras e das instituições que atendem mulheres. Segundo Maia, as técnicas que avaliam as mulheres verificam as necessidades das acolhidas para fazer a distribuição de forma justa.
Dependendo da quantidade de doações, os itens também podem ser distribuídos no Caism e para as detentas na Penitenciária de Uberaba, Professor Aloisio Inácio Oliveira. Maia esclarece que além da população, as empresas da cidade também são convidadas a participar do projeto, como a Skala Cosméticos, que já é uma doadora. "Este ano ela já doou 400 potes de creme de cabelo, além de desodorantes. Já temos um grande volume. Também procuramos as empresas para que possam contribuir com a quantidade que acharem conveniente", acrescentou.
Maia ainda explicou que as mulheres e jovens beneficiadas se sentem muito felizes em receber os itens, já que, em alguns casos, não teriam condições de comprá-los. "Muitas adolescentes comentam que gostam muito do creme, acham tão bom, porque é algo diferente e contribui para a higiene. Se pensarmos que há pessoas que têm uma saúde melhor pelo simples ato de tomar banho, podemos perceber a importância dessas doações. É difícil imaginar que alguém não tenha acesso a shampoo, mas isso acontece", esclareceu.
Os pontos de arrecadação são: Prefeitura de Uberaba, Secretaria de Desenvolvimento Social, o Centro Integrado da Mulher (CIM), a Câmara de Vereadores, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIU).