O projeto-piloto que oferecerá internet gratuita à população em praças de Uberaba deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2025, conforme anunciado pelo secretário de Comunicação, Marcos Ferreira. Em entrevista à Rádio JM, Ferreira destacou que a Codiub, em parceria com a Algar, está trabalhando para garantir segurança aos usuários do serviço.
A Praça da Abadia será a primeira a receber a iniciativa, de acordo com informações já divulgadas ao Jornal da Manhã. O secretário ressaltou que a proposta visa promover maior acessibilidade à população.
“A prefeita Elisa quer garantir acessibilidade para todas as pessoas. Hoje, com a internet, é possível encontrar emprego. O foco do próximo governo dela é a inovação e, para inovar, ter aplicativos e um contato mais ágil e próximo com a população, é necessário ter acesso à internet. Hoje, internet é algo básico”, afirmou Ferreira.
Segundo o secretário, o serviço será lançado em conjunto com o projeto A Praça é Nossa, que prevê obras em 15 praças. A previsão é de que a população já possa usufruir da internet gratuita no primeiro semestre de 2025.
“A Codiub está trabalhando em parceria com a Algar em um projeto-piloto. No primeiro semestre do ano que vem, já teremos praças com internet gratuita. Uma das maiores preocupações da prefeita é garantir um controle eficaz para evitar abusos e o uso inadequado por pessoas de má fé. O objetivo é oferecer segurança para quem utilizar o serviço”, explicou Ferreira.
Atualmente, Uberaba já oferece internet gratuita nos terminais de ônibus Leste e Oeste por meio do Programa Internet Popular, lançado em 2016. A iniciativa atende mais de 30 mil pessoas por dia.