(Foto/Divulgação)
A Prefeitura de Uberaba deu início ao projeto "Volta às Aulas: Paz no Trânsito Começa por Você" na última sexta-feira (2), com uma palestra direcionada aos diretores, operadores e inspetores de transporte escolar.
O objetivo principal do projeto, que abrange todas as ações deste mês de fevereiro, é reforçar a importância da comunidade escolar na promoção de um trânsito mais seguro nas ruas e dentro dos transportes escolares.
A reunião foi aberta pela prefeita Elisa Araújo, que destacou a necessidade de a Prefeitura ser um exemplo para os alunos das escolas públicas e particulares. "Todos fazemos parte de um trânsito seguro e é preciso o esforço de todos para cuidar das nossas crianças, para que elas possam crescer e se desenvolver", enfatizou.
Os secretários de Defesa Social, Roberto Benigno, e de Educação, Celso Neto, também discutiram sobre as ações planejadas para o mês e reafirmaram o compromisso com a segurança das crianças de Uberaba.
Durante a apresentação técnica, a Superintendência de Transporte, a Seção de Transporte Especializado e a Seção de Transporte Escolar enfatizaram a necessidade de operações conjuntas para orientação e segurança no transporte, tanto para os alunos quanto para os motoristas e auxiliares. Por sua vez, a Seção de Educação no Trânsito e a Guarda Civil Municipal compartilharam o trabalho realizado com as crianças, ressaltando a importância delas na construção de um trânsito mais seguro.
A vereadora Lu Fachinelli representou o Legislativo na reunião.
As Escolas Municipais Uberaba e Urbana Frei Eugênio e o Colégio Nossa Senhora das Dores foram as primeiras instituições de ensino a receber as ações educativas em suas portas, reforçando comportamentos positivos no trânsito como o uso adequado da cadeirinha, conforme a idade da criança, a importância do cinto de segurança e o respeito à sinalização.
As atividades continuarão durante o mês, com a programação se estendendo para a Escola Estadual América, a Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, o Colégio Rubem Alves, o Marista, o Apoio 1 e 2, e o Grupo Brasil nesta semana.