HC-UFTM anuncia reforma de instalações no primeiro andar do complexo (Foto/Edmundo Gomide/Arquivo pessoal)
O Pronto-Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) registrou um aumento no número de atendimentos realizados em janeiro de 2023, no comparativo com o mesmo mês do ano anterior, da ordem de 55% na especialidade Clínica Cirúrgica (265), 36% na Ortopedia (113) e 20% na Clínica Médica (455). A quantidade de pacientes recebidos nessas especialidades, em janeiro de 2022, havia sido respectivamente de 171, 83 e 380.
De acordo com o chefe da Unidade de Urgência e Emergência (UUE) do HC-UFTM, Wanderson Borges Tomaz, o aumento na produtividade se deve a uma maior eficiência nos processos de trabalho, em grande parte decorrente da participação do hospital, a partir de julho de 2021, no projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde, executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.
“Esse aumento pode ser creditado à consolidação das mudanças no fluxo do paciente, com melhores condições de rotatividade e maior agilidade nas transferências para enfermarias de internação, além do aumento no número de leitos de UTI”, contextualiza Tomaz, referindo-se ao credenciamento de nove leitos adicionais de cuidados intensivos no HC, em outubro de 2022 (totalizando 30).
Devido ao maior potencial de transferências para as UTIs, informa o chefe da UUE, neste início de fevereiro o Pronto-Socorro chegou a ficar 38 horas sem nenhum paciente com necessidade de intubação, algo que não era observado na instituição há anos. “Antes do Lean, mantinha-se uma média de nove pacientes em respiração com ajuda de aparelhos no Pronto-Socorro. Após o projeto, reduzimos esse número para três, agora conseguindo até zerar esse indicador em alguns períodos”, Tomaz destaca.