IGNORADAS

Protetoras reclamam de desamparo do governo municipal com a causa animal

Tanto protetoras individuais quanto a vereadora Denise Max afirmam que tentam contato com a Superintendência de Bem-estar animal, sem sucesso

Rafaella Massa
Publicado em 15/06/2023 às 16:11Atualizado em 16/06/2023 às 17:50
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Cachorro ferido na Rodoviária de Uberaba (Foto/Leitor JM)

Protetores denunciam desamparo do governo municipal com a causa animal. Ao Jornal da Manhã, eles relatam dificuldades no resgate de animais e afirmam encontrar limitações no contato com a Superintendência de Bem-estar Animal, inclusive para realizar o encaminhamento do animal para o Hospital Veterinário da Uniube (HVU), que tem convênio com a Prefeitura para o atendimento gratuito, desde que observadas algumas regras. Entre os relatos apresentados está o de um cachorro machucado, que estava próximo ao Terminal Rodoviário de Uberaba nesta quinta-feira (15).  

Um dos grandes entraves encontrados pelas protetoras animais está no contato com a Superintendência de Bem-estar Animal. De acordo com uma delas, várias são as tentativas, tanto por telefone quanto por mensagens no WhatsApp, todas sem sucesso, nem mesmo nos casos urgentes, como o do cachorro machucado na rodoviária de Uberaba. Para que ele receba atendimento gratuito é necessário o encaminhamento pela Prefeitura ao HVU e, sem conseguir que isso aconteça, as protetoras têm recorrido à generosidade da população para custear serviços de atendimento médico, medicamentos e alimentação dos animais.  

O convênio com o HVU prevê 300 atendimentos mensais e todos os animais serão cadastrados, chipados e aqueles que estiverem passíveis de castração, serão castrados. Contudo, serão atendidos somente aqueles que tiverem devida ordem de serviço por escrito da Superintendência de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente.  

As dificuldades de contato não ficam restritas às protetoras individuais. Segundo a vereadora Denise Max, a mesma dificuldade na comunicação com o setor vem sendo relatada por diversas pessoas, sendo que ela mesma não recebe retorno sobre demandas direcionadas à administração. “Muitas pessoas têm me relatado que não conseguem contato com a Superintendência mais. Eu não consigo falar com o superintendente desde o dia 23 de maio. Ele não me responde, não atende telefone, não sei se ele mudou de número, nunca mais falou comigo”, afirma. 

Ainda, outros protetores também comentaram sobre a dificuldade de ajudar e realizar salvamentos de animais em Uberaba, devido à necessidade de um tutor à disposição. Ao programa JM News 1ª Edição, ativistas contam que nem sempre o protetor dispõe da possibilidade de acolhimento do animal, pois já realiza o cuidado de diversos outros pets, de forma independente. 

O Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento sobre o caso do cachorro ferido no Terminal Rodoviário. O governo municipal também foi questionado sobre a falta de comunicação com a Superintendência de Bem-estar Animal. Em nota, a Superintendência de Bem-estar Animal afirma que a solução para o caso foi posta em andamento de acordo com os protocolos de atendimento. Ainda, o governo municipal alega que é necessário que haja uma pessoa responsável pelo animal ao dar entrada junto ao HVU, pois a Superintendência não recolhe esse animal.

"Disponibiliza o atendimento através dos seus canais: fone 3318-0312 e 3318-0218 (Somente texto no Wattsapp). Após autorizado pela Superintendência, quem fez o contato deve levar o animal até HVU e se responsabilizar por ele. Será atendido e caso seja necessária internação, fica no HVU somente o tempo necessário. Após sua liberação esse responsável deve levá-lo para realizar os tratamentos receitados", diz a nota.

Segundo a Superintendência, na tarde de quinta-feira a informação era de que o animal já não estava mais no local, devendo ter sido recolhido por alguém.

Campanha do Agasalho Pet. Lançada há pouco mais de um mês, a Campanha do Agasalho Pet em Uberaba ainda não teve contribuições significativas, segundo Denise Max. Conforme a vereadores, até o momento foram doadas algumas peças de roupa, muitos lençóis, porém, apenas 20 cobertores, que já foram distribuídos. Porém, mais demandas chegam a cada dia. “Mandaram também algumas roupinhas, mas tudo muito pouco. Não tem praticamente nada. Só no abrigo tem quase 800 animais e, só nesta quinta, recebi 80 pedidos de ajuda”, pontua.  

A campanha terá fim no dia 31 de julho, mas a preocupação com os animais não pode parar.  

Confira os pontos de coleta:  

• OAB Uberaba - avenida Maranhão, 1460 - Santa Maria;  
• Atacadão Pet - Rua Juiz de Fora, 1106 - São Benedito;  
• Pet Shop 3P - Rua Medalha Milagrosa, 429 – São Sebastião;  
• Hortas e Quintais - Praça Manoel Terra, 402 - Centro;  
• Farmácia Cardoso - Praça Carlos Gomes, 308 - Estados Unidos;  
• Hospital Veterinário Animais e Cia - Rua Medalha Milagrosa, 469 - São Sebastião;  
• Hospital Veterinário de Uberaba - avenida Tutunas, 720 - Vila Celeste;  
• Rações e Pesca Freitas - avenida Prudente de Morais, 1036 - Abadia;  
• Agropet GM - Rua Menino José de Almeida, 860 - Boa Vista;  
• Agropet GM - Rua João Pinheiro, 2445 - Boa Vista;  
• CDA Centro Diagnóstico Animal - Rua Floriano Peixoto, 195 - Centro;  
• SIP Supermercado - Rua Castro Alves, 177 - Abadia;  
• Toca do Lobo - Rua Conceição das Alagoas, 588 - São Benedito;  
• Telecasa Imobiliária - Rua dr. Hildebrando Pontes, 278 – Mercês;  
• Câmara Municipal de Uberaba, Praça Rui Barbosa, 250, Centro. 

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