Evento deve acontecer no começo de abril, em uma perspectiva de um mutirão a cada dois meses
Mutirão de castração de cães e gatos, em Uberaba (Foto/Divulgação/PMU)
As zonas rurais de Uberaba vão receber um novo mutirão de castração ainda no começo do 1º semestre deste ano. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Edno César da Silveira, o serviço deve ser disponibilizado com estrutura adaptada e englobar todas as comunidades do Município.
O primeiro mutirão de 2023 acontece até o dia 29 de janeiro, na sede da Funel, no bairro Abadia, mediante cadastro prévio dos tutores. O local foi pensado para facilitar a locomoção de pessoas e o arranjo de equipamentos. Neste sentido, a ideia é levar o próximo evento para a zona rural, evitando que o tutor tenha que se deslocar até a área urbana para poder castrar os animais.
“Pretendemos fazer em março/abril, com a utilização dos castramóveis. Estamos organizando para ir com uma estrutura menor e um material específico. A ideia é que as pessoas não precisem vir aqui. Vamos para Ponte Alta, São Basílio, Peirópolis, Baixa… Nós temos que levar a iniciativa para os bairros onde as pessoas tem dificuldade de se locomover”, revelou o secretário.
A previsão respeita o prazo apresentado pelo superintendente de Bem-Estar Animal, Alberto de Faria Pereira, de um mutirão a cada dois meses, durante todo o ano.
Com o exemplo desta primeira versão, que teve início nesta terça-feira (17), o chefe da pasta garante que as próximas edições terão melhorias pontuais, como de agendamento. Atualmente, os interessados nas castrações podem entrar em contato com a Superintendência pelo WhatsApp 3318-0218 ou na Secretaria do Meio Ambiente pelo telefone 3318-0312, das 8h às 18h. Só pelos números é possível realizar o devido cadastro e estar listado na espera das próximas edições.
“À medida em que você realiza as ações, você vai aprendendo. Essa [edição] já está melhor que a outra. Na próxima queremos fazer o cadastramento eletrônico. Vamos tentar facilitar ainda mais. À medida em que fazemos as ações, vamos aprendendo e ficando melhores”, avaliou Edno da Silveira.
Mutirão em andamento. Até o dia 29 de janeiro, no período da manhã, das 7h às 12h, serão castrados os felinos e, entre 13h e 16h, o atendimento será dos caninos. Para realização das atividades, foi contratado o castramóvel do Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale).
Segundo o superintendente Alberto de Faria Pereira, a meta é castrar cerca de mil animais, sendo priorizados aqueles cujos tutores já estejam cadastrados, aqueles protetores com mais de 10 animais, moradores da região perto da Funel, que está localizada na Avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 1.837. O mutirão tem também a parceria do Departamento de Educação Ambiental da Semam e do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.