O Teatro Experimental de Uberaba será palco, dia 4 de agosto, do evento Miss e Mister Diversidade LGBT+ Uberaba 2024, promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural “Professor Antônio Carlos Marques” (FCU) e Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT+. Nesta data, serão escolhidos a Miss Trans, o Mister Trans, a Miss Lésbica, o Mister Gay e a Top Drag de nossa cidade, cujos mandatos se estendem até a próxima edição, em 2025.
Nesta quarta-feira (10), foram publicadas no Diário Oficial do Município, o jornal Porta-Voz, as regras e normas para os interessados em participar do evento. Para se inscrever no Miss e Mister Diversidade LGBT+ Uberaba 2024 é preciso cumprir alguns pré-requisitos, como ter 18 anos no ato da inscrição, ser natural de Uberaba, ou residir no Município por pelo menos 1 ano, com comprovação.
Os candidatos devem ficar atentos para preencher corretamente o formulário e evitar desclassificação ao descumprir alguma regra. O evento tem três etapas: a pré-seleção, quatro encontros com a Comissão Organizadora e a apresentação final, no dia do evento.
Foram constituídas duas comissões, a Organizadora e a Julgadora, e constam dos quesitos de avaliação, durante a competição, conhecimentos gerais, postura, oratória, elegância e empenho social.
O concurso tem como objetivo promover a livre concorrência de desfiles e apresentações, no caso das top drags, nas categorias citadas, onde os candidatos e candidatas finalistas desfilarão com dois trajes: um fornecido pela organização do evento e outro à escolha do(a) participante.
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário digital disponibilizado em uma aba no site da Fundação Cultural de Uberaba (www.culturauberaba.com.br), a partir do dia 11 de julho, e seguem até às 23h (horário de Brasília) do dia 20 de julho de 2024.
Segundo a coordenadora de Políticas LGBT+ do Município, Lucimira Reis, “o Concurso Miss e Mister LGBT+ Uberaba tem o intuito de dar visibilidade aos corpos enquanto pertencente aos espaços, tendo sua representatividade efetivada no processo de existência e resistência”.