Nesta segunda-feira o IQA estava a 104 e domingo passou de 130, sendo que o ideal é abaixo de 50 IQA
Imagem do fim de semana do bairro Pacaembu em direção à cidade mostra a fumaça espalhada no ar (Foto/Divulgação)
Durante o fim de semana e início da atual, nessa segunda-feira (9), o IQAir apontou a qualidade do ar como não saudável em Uberaba, especialmente para grupos sensíveis. Às 14h20, a qualidade do ar estava em 104 IQA. No domingo (8), passou de 130 IQA.
O IQAir é uma empresa suíça de tecnologia de qualidade do ar, especializada em proteção contra poluentes no ar, desenvolvendo produtos de monitoramento da qualidade do ar e limpeza do ar. O IQA é quantificado entre 0 e 300. Um valor elevado significa mais poluição atmosférica e, com isso, mais problemas na saúde da população.
A categoria em que está classificada a qualidade do ar em Uberaba é Inadequada. Dessa forma, está entre 101 e 199. Grupos de risco como crianças, idosos, pessoas com doenças pulmonares e cardíacas podem ser afetados. Porém, não a população em geral.
Além do tempo seco e com baixa umidade, as queimadas têm contribuído para a piora na qualidade do ar em diversas cidades do país.
Apenas na primeira semana de setembro, o Corpo de Bombeiros de Uberaba atendeu a 61 ocorrências de incêndios na região. De acordo com o balanço da instituição, foram 40 ocorrências de incêndios florestais nas áreas urbana e rural entre segunda-feira (2) e quinta-feira (5).
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, somente no fim de semana, foram atendidos 21 incêndios, sendo que seis deles ocorreu em áreas urbanas não protegidas.
Uberaba está em alerta devido a uma onda de calor que teve início no domingo (8), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cidade estará em situação de risco até o dia 12 de setembro.
De acordo com o Inmet, o aumento das temperaturas provoca risco à saúde, visto que as temperaturas estarão 5°C acima da média por período de três até cinco dias.