EPR orienta motoristas frequentes de veículos leves a utilizarem as tags de desconto nas rodovias estaduais da região (Foto/Divulgação)
Novo levantamento da EPR Triângulo, concessionária de nove rodovias estaduais na região, estima que mais da metade dos motoristas de veículos leves que utilizam as estradas administradas, 53,4% dos usuários do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, utilizou as cabines manuais nos pedágios, o que corresponde a 317 mil veículos.
Os outros 46,6% aderiram ao Desconto para Usuário Frequente (DUF). Conforme a concessionária, o DUF faz parte do contrato da EPR Triângulo, para permitir descontos progressivos para os motoristas de veículos leves (dois eixos) que adotarem o pagamento por meio de TAGs eletrônicas. Dependendo da localidade e da frequência, o desconto pode chegar a 80% no mesmo mês.
A EPR ressalta que quem trafega com frequência pela praça do município de Nova Ponte, que tem o maior desconto, passa a pagar R$2,49 a partir da 30ª passagem dentro do mês. Os descontos são automáticos para todas as praças a partir da segunda passagem no mesmo sentido para quem usa as TAGs.
“Identificamos que muitos usuários de todas as cidades da região já aderiram às TAGs e estão usufruindo dos descontos na tarifa de forma automática, entendendo que quanto mais rodam menos vão pagar”, afirmou Alejandro Radice, diretor-executivo da EPR Triângulo.
Segundo a EPR Triângulo, para ter acesso ao DUF, não é necessário realizar nenhum cadastro adicional junto à concessionária. Basta ter uma TAG eletrônica instalada no para-brisas do veículo, de qualquer operadora. O motorista também deve utilizar as vias automáticas de pagamento, e não as vias em que a cobrança é realizada manualmente. Na primeira passagem pelo pedágio será cobrado o valor integral da tarifa. A partir da segunda passagem pela mesma praça, dentro do mesmo mês e no mesmo sentido, o desconto começa a ser aplicado.
A EPR diz ainda que os usuários de veículos leves podem calcular sua economia potencial no trecho utilizando a calculadora eletrônica disponível no site da concessionária. Basta acessar o site da EPR Triângulo, selecionar a praça de pedágio utilizada e inserir o número de viagens previstas para o mês. O sistema irá calcular o valor pago na última passagem e a média mensal de descontos.