Que Uberaba é uma das melhores cidades para se viver ninguém tem dúvida, mas isso também é comprovado em números. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no último censo, apontam que quase 100% dos domicílios habitados contam com os serviços essenciais para garantir boa qualidade de vida à população. A informação foi destacada por Marshal Marangoni, coordenador regional do IBGE, em entrevista à Rádio JM.
Os imóveis habitados apresentam avanços significativos na oferta de serviços básicos. Atualmente, 97,18% das casas estão conectadas à rede de esgoto, 96,24% contam com abastecimento de água, 99,95% possuem banheiro de uso exclusivo e 98,75% têm acesso à coleta de lixo. Esses índices indicam que a infraestrutura essencial atende quase toda a população residente na cidade.
Marshal destacou que os números se tornam ainda mais positivos ao considerar a diferença entre as zonas rural e urbana. "Se a gente pensar que dentro desse bojo ainda temos os domicílios na zona rural, esse número se torna melhor ainda. Porque, quando fizermos a separação dos números destas áreas, esse percentual tende a aumentar e teremos, praticamente, uma totalidade de domicílios atendidos por esse tipo de infraestrutura", afirma o coordenador.
Os dados reforçam o avanço no fornecimento de serviços essenciais em Uberaba, e os levantamentos realizados contribuem para o planejamento de políticas públicas mais eficazes, que visam melhorar ainda mais a qualidade de vida da população.