Moradores de 39 regiões metropolitanas e de três regiões economicamente integradas deixarão de pagar tarifas interurbanas
Moradores de 39 regiões metropolitanas e de três regiões economicamente integradas deixarão de pagar tarifas de ligações interurbanas para se comunicar com municípios vizinhos identificados pelo mesmo código nacional de área (DDD). Essas ligações passarão a ter tratamento tarifário de chamada local. Apesar de Uberaba ter cidades próximas com o mesmo DDD, não está incluída nessa alteração.
O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a revisão do regulamento que trata do serviço de telefonia fixa em áreas locais, ampliando o conceito de áreas metropolitanas e de Regiões Integradas de Desenvolvimento (Ride). Segundo a agência reguladora, a mudança irá beneficiar, direta ou indiretamente, até 68 milhões de pessoas em cerca de 560 municípios de todo o país.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Anatel, essa questão é revista anualmente e a cidade não foi incluída na nova regulamentação porque somente serão incorporadas aquelas que fazem parte de região metropolitana constituída, o que não é o caso de Uberaba. Dessa forma, a CTBC, empresa responsável pelo serviço de telefonia fixa em Uberaba e região, terá que cumprir as normas da Anatel. Exemplos de cidades que também não estarão enquadradas nessa nova regulamentação são as capitais Campo Grande e Porto Velho, que não têm região metropolitana constituída, esclarece a assessoria.
Para se adequar à nova prática, as operadoras de telefonia terão até 120 dias, a partir da data da publicação do regulamento que, segundo a assessoria da Anatel, ainda não tem data certa para ocorrer.