ALARMANTE

Região tem 19,3 mil casos prováveis de dengue e 13 mortes em investigação

Tito Teixeira
Publicado em 02/06/2023 às 20:42
Compartilhar

Levantamentos rápidos da infestação do mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya são realizados pela SRS em todos os municípios (Foto/Reprodução)

Dados da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba apontam que os 27 municípios da área de abrangência totalizam 19.395 casos notificados de dengue, com 13 óbitos em investigação, sendo oito confirmados, além de 720 casos notificados de chikungunya e 243 casos notificados de zika, de acordo com Painel de Monitoramento de Casos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), consultado em 31 de maio.

Conforme a SRS, por meio do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (CREArbo), vem acompanhando a situação dos municípios da região, a fim de apoiar medidas de controle do Aedes aegypti e o manejo clínico adequado das doenças transmitidas pelo mosquito. Para compreender de forma mais aprofundada quais os principais depósitos de ovos e larvas de mosquitos encontrados nos municípios da região, durante a realização do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa/LIA), a equipe de vigilância ambiental da SRS Uberaba realizou pesquisa sobre os criadouros predominantes.

Os levantamentos rápidos de índice de infestação, LIRAa ou LIA, são métodos simples que, por amostragem, permitem uma estimativa da situação dos municípios quanto à presença de ovos, larvas e criadouros dos mosquitos. Estes levantamentos são feitos em todo o país, em períodos específicos, e de forma padronizada. No mês de maio, foi finalizado o segundo levantamento do ano.

Embora os índices tenham baixado em todos os municípios devido à diminuição das chuvas, a circulação dos vírus ainda ocorre.

O Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses da SRS Uberaba também monitorou, durante a pesquisa de campo, a existência de comitês e a frequência de reuniões nos municípios, verificando que todos têm comitês formados, mas a maioria realiza encontros de forma irregular e, às vezes, pouco frequente. A SRS Uberaba incentiva a ativação desses comitês em todos os municípios. 

O superintendente regional de Saúde de Uberaba, Eurípedes Leitão, explica que a pesquisa foi desencadeada pela necessidade de conhecer melhor o cenário e divulgar, de forma mais direcionada, a situação das arboviroses na região. Segundo ele, “o Estado de Minas e as secretarias municipais de Saúde têm trabalhado incansavelmente no combate ao mosquito, mas a população precisa fazer seu papel. Sabemos que a maior parte dos criadouros ainda estão dentro das residências, motivo pelo qual este trabalho só terá êxito com a parceria das pessoas, e uma das formas efetivas de participação social é por meio dos comitês”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por