As vésperas de mais um feriado, repartições federais e postos de saúde funcionaram com tranquilidade ontem. Contrariando as expectativas, a demanda por atendimento foi bem menor do que o esperado, em alguns locais. Mesmo com consulta pré-agendada, a população não compareceu por conta do feriado prolongado.
Na agência da Previdência Social de Uberaba (INSS), todos os atendimentos são pré-agendados. Durante toda a segunda-feira, não houve sobrecarga no trabalho e nem mesmo demora no atendimento. Segundo o gerente executivo Dolorísio Humberto da Silva, aqueles que viajaram ou perderam a consulta terão que remarcar o serviço. “Geralmente, as pessoas têm o hábito de agendar as visitas. Todos que estão com o atendimento marcado comparecem ao INSS, aqueles que por acaso perderem o agendamento, terão que remarcar e verificar ou na agência ou pelo telefone a disponibilidade de horário para uma nova consulta”, lembra.
Na Gerência Regional do Trabalho a situação não é muito diferente. Lá onde geralmente a procura pelo atendimento em certas datas até supera o número de senhas distribuídas, na véspera do feriado da Independência, o movimento diminuiu mais de 50%, segundo o gerente Getulio Ferreira Furtado. “Diariamente são distribuídas 40 senhas para atendimento em questões trabalhistas, mas em datas como esta, como a população acredita que a gerência não irá funcionar, acaba deixando de procurar pelo atendimento”, lembra.
Os serviços de atendimento à saúde trabalham com normalidade nos plantões. No ambulatório Maria da Glória todas as consultas estavam pré-agendadas e o atendimento correu com tranquilidade.