Passa a ser responsabilidade da Eco-050 a manutenção do pavimento, o monitoramento do tráfego, a conservação da pista e dos canteiros centrais e laterais (Foto/Divulgação)
Finalizado nessa terça-feira (23) o repasse da concessão do trecho urbano da BR-050 em Uberaba. O intervalo entre os quilômetros 178 e 179 da BR-050 seguia sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A oficialização já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Passa a ser responsabilidade da Eco050 a manutenção do pavimento, o monitoramento do tráfego, a conservação da pista e dos canteiros centrais e laterais. Também entrou no escopo da empresa elaborar projetos de obras de adequação do segmento, que deverão ser aprovados pela ANTT para a execução das melhorias.
O processo de transferência da administração iniciou-se em março deste ano. No mês seguinte, começaram os serviços de reparos emergenciais devido às constantes reclamações em relação ao estado de conservação. A concessionária terá prazo de 12 meses para conclusão dos trabalhos.
“Obras de ampliação da capacidade, como a conclusão da passagem inferior que liga os bairros São Cristóvão e Jardim Maracanã, só poderão ser realizadas após a conclusão dos projetos e a aprovação por parte do poder concedente, o que leva um prazo maior”, finalizou o diretor-superintendente da concessionária, Matheus Fernandes.
As vias marginais, que recebem o tráfego majoritariamente urbano ou de acesso e saída da BR-050, permanecem sob a administração da Prefeitura.
Por meio de nota, a prefeita Elisa Araújo disse que o ato “representa um avanço quanto à passagem inferior do Viaduto do Cascata”.
Ela lembra que a passagem superior foi realizada pela Prefeitura em 2021 e entregue à ANTT. “A partir de então, foi cobrada por nós e por todos os membros interessados que repassasse essa área para a Eco050. Agora, a gente já entrou em contato com a Eco050 e ela já tem projeto para finalizar a passagem inferior do Viaduto, e já tem uma proposta a apresentar para a comunidade, também, do entroncamento entre a BR-050 e a BR-262, onde todos nós sabemos que existe um gargalo de trânsito nos horários de pico todos os dias, pela manhã e à tarde. Agora, nós temos um grande passo para solucionarmos o trânsito que envolve motoristas de Uberaba e, também, quem transita pela BR-050, passando por Uberaba”, conclui a chefe do Executivo.