Após reabertura às 16h desta quarta-feira (9), os reservatórios de água de Uberaba voltaram a ser fechados à meia-noite desta quinta-feira (10). A Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) justifica a medida afirmando que o índice de reservação no momento do fechamento estava em 19,1%.
Ainda de acordo com a Codau, a vazão do rio Uberaba está nesta quinta em torno de 1.000 litros/segundo, incluindo o volume que chega do sistema de transposição do rio Claro. A recuperação da capacidade de vazão do rio Uberaba somente se efetivará após um longo período de chuvas constantes, que resultem na recarga dos lençóis freáticos, proporcionando estabilidade na vazão superficial do rio.
Dessa forma, a chuva de ontem, por mais refrescante que tenha sido, não foi suficiente para melhorar a situação do abastecimento. A Codau ainda afirma que mantém estações pluviométricas em diversos locais e o registro de chuva ontem à noite e madrugada de hoje na Estação de Captação no rio Uberaba foi de 15 mm. Para o restante da semana, são esperadas mais chuvas, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A Codau mantém o alerta para que a economia permaneça sem perder o foco. A chuva, nesse momento, ainda não proporcionou a normalidade do abastecimento e o Plano de Contingenciamento continuará sendo adotado para regular a recuperação dos reservatórios.