Terceiro conjunto de motobomba do rio Claro é acionado para reforçar a vazão do rio Uberaba, que apresenta queda significativa de vazão (Foto/Divulgação)
Com a redução de vazão do rio Uberaba nos últimos dias, a equipe de engenharia da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas decidiu, nessa quarta-feira (7), acionar mais um conjunto de motobomba do sistema de transposição do rio Claro. Agora são três em operação, os dois motores elétricos e um movido a diesel para auxiliar o abastecimento da cidade.
A intensa seca vem provocando o estresse hídrico do rio Uberaba, de forma rápida e contínua. A estiagem está prolongada e, nessa quarta-feira, completaram-se 117 dias sem chuva no município. A última foi registrada dia 12 de abril, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com o sistema de transposição operando com três motores, o rio Uberaba receberá a partir de agora cerca de 400 litros de água por segundo do rio Claro. “A seca é muito preocupante e estamos em alerta para atender a todas as necessidades de abastecimento da cidade”, frisou o presidente da Codau, Rui Ramos.
O dirigente também reforça a necessidade de a população colaborar e diminuir o consumo de água, evitar desperdícios e usar o recurso natural com consciência. “Além disto, desde o início desta seca, estamos orientando por meio de divulgações a importância de ter uma caixa d’água em um tamanho compatível com o número de moradores na residência. Para uma casa com até cinco pessoas, a orientação é ter uma caixa de mil litros, no mínimo”, completou Rui Ramos.