Posicionamento se dá diante de queixa relacionada à ausência de voos de Uberaba para o litoral em períodos de temporada, como ocorreu em anos anteriores
A ausência de voos diretos de Uberaba para destinos turísticos do litoral foi alvo de questionamento de ouvintes da Rádio JM. Embora não descarte a busca de embarques para regiões do Nordeste, por exemplo, a prioridade para a Prefeitura é por rotas que tragam visitantes para a cidade. A informação é do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto.
Em entrevista ao programa Pingo do J, Celso Neto explicou que Uberaba já contou com operações voltadas ao litoral, como voos da Azul, e que, por muitos anos, o foco foi o turismo emissivo, voltado principalmente ao envio de moradores para destinos fora da cidade. Agora, a prioridade é atrair cada vez mais visitantes, ampliando e fortalecendo o turismo local, uma estratégia que, segundo ele, é essencial para gerar emprego e renda na cidade, já que o consumo passa a ocorrer dentro do município.
“O foco do momento é consolidar a nossa ligação com Belo Horizonte e com São Paulo, porque são polos de negócios e de atração de turistas para cá. Uberaba se preocupou durante muito tempo com o turismo emissivo, mandando pessoas para aproveitar o turismo fora daqui, seja em praias, seja em outros destinos. Nesse momento, a nossa preocupação é trazer mais gente, fortalecer o Geoparque e toda a potencialidade turística que Uberaba tem investido”, destacou.
Apesar disso, o secretário ponderou que uma possível retomada de voos diretos para o Nordeste não está descartada, mas que primeiro é preciso consolidar as rotas existentes, que geram impacto econômico direto, garantindo que o turismo receptivo seja fortalecido antes de expandir para novos destinos. “É algo importante, que já acontece e pode ser ampliado, mas agora precisamos consolidar as ligações que trazem recursos para o município”, afirmou.
Celso Neto também destacou os avanços na infraestrutura do Aeroporto Mário de Almeida Franco, administrado pela Aena Brasil, que podem ampliar o potencial do terminal para receber mais voos e passageiros. Segundo ele, melhorias na segurança, nas condições operacionais e nas obras de modernização, previstas para serem concluídas no meio do ano, fortalecem a capacidade do aeroporto. “A chance de crescimento do nosso aeroporto, em quantidade de voos, é muito boa. Agora, a bola está com a gente de consumir de fato isso que está aqui. O que a gente pediu para as companhias aéreas é que a gente tenha preço competitivo com as cidades ao redor”, afirmou.
O secretário reforçou que, embora cidades vizinhas já contem com aeroportos consolidados e mercados consumidores maiores, Uberaba tem se movimentado para ampliar a oferta de passagens e tornar o terminal uma opção para toda a região. “A gente tem trabalhado para que o uberabense e moradores de cidades próximas possam viajar com conforto a partir daqui e também para que pessoas de fora venham diretamente para cá”, concluiu.
O movimento coincide com a inauguração do voo direto entre Uberaba e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, operado pela Latam, reforçando a estratégia de conectar o município a grandes hubs nacionais e impulsionar o turismo e os negócios na cidade.