Secretaria de Planejamento irá implantar solução provisória para o trânsito na rotatória de acesso ao Shopping Uberaba. Estudo já está em andamento e as primeiras intervenções devem ser realizadas no prazo de 15 dias. A mudança definitiva, no entanto, dependerá do projeto elaborado por consultoria contratada pela Prefeitura.
Segundo o secretário Karim Abud Mauad, medidas provisórias como instalação de semáforo, sinalização horizontal e até proibição de acesso a uma das ruas confluentes estão em análise para diminuir o fluxo no trecho durante o período de obras. Ele confirma que o problema é anterior à ampliação do shopping, mas explica que a intenção no momento é minimizar as complicações no local.
Karim acrescenta também que o ponto é uma das 12 intervenções prioritárias apontadas na proposta técnica da consultoria do arquiteto Jaime Lerner, contratada para elaborar projeto de melhorias no trânsito da cidade. “Temos uma intervenção maior planejada, que inclui até mesmo a desapropriação de um terreno”, disse.
O secretário conta que a proposta técnica já está nas mãos do prefeito Anderson Adauto e prevê mudanças também no entorno do Parque Fernando Costa, do aeroporto, do futuro Hospital Regional e no próprio centro, no entanto, os detalhes só serão divulgados após palavra final de AA.
Outras orientações feitas anteriormente pela consultoria foram implantar pistas de sentido único alternado (binários) em vez de ruas de mão dupla, acabar com o estacionamento dos dois lados da via, diminuir os acessos nas avenidas principais para dar fluidez ao tráfego e definir melhor os locais para travessia de pedestre.